O ex-jogador e ídolo do Real Madrid José Martinez Sánchez, conhecido como ‘Pirri’, de 78 anos, foi oficialmente confirmado como o novo presidente de honra do clíube madrileno. A honraria estava em aberto desde fevereiro da 2023 com o passamento de Amancio Amaro. ‘Pirri’, assim como Amancio, fez parte do time ‘Ye-ye’ do Real Madrid que foi campeão da Europa em 1966. Um feito memorável já que aquele time era composto inteiramente por jogadores espanhóis.
Quem foi ‘Pirri’ no campo?
O ex-futebolista, nascido em Ceuta, chegou ao Bernabéu dois anos antes de se consagrar campeão europeu, em 1964, e seguiu no Real Madrid até 1980. Foram 16 temporadas de brilho, 561 jogos, 172 gols e uma relação de amor com a torcida merengue.
Mesmo atuando como líbero, uma posição defensiva, ‘Pirri’ brilhou como centrocampista e destacou-se por seus potentes disparos e intensidade em campo. Elementos que o tornaram um dos favoritos dos torcedores que frequentavam o Bernabéu.
O respeito se materializou também em títulos. Além da Copa da Europa de 1966, ‘Pirri’ conquistou com o Madrid dez campeonatos espanhóis e quatro Copas da Espanha. Teve destaque ainda no cenário internacional, vestindo a camisa da Espanha 41 vezes e participando das Copas do Mundo de 1966 na Inglaterra e de 1978 na Argentina.
Por que ‘Pirri’ é tão querido no Real Madrid?
A trajetória de ‘Pirri’ no clube não se resumiu aos gramados. Ele sempre foi um expoente dos valores do Real Madrid. Tanto que foi o primeiro jogador a receber a Laureada do Real Madrid, honraria máxima concedida pelo clube. Esse prêmio foi entregue por Santiago Bernabéu após a final da Copa de 1968. Na ocasião, ‘Pirri’ jogou com febre alta e uma clavícula quebrada desde o 10º minuto de jogo.
Após deixar o Madrid, ‘Pirri’ foi jogar no Puebla, do México. No país norte-americano, finalizou os seus estudos em Medicina. Em 1983, voltou ao Real Madrid, onde permaneceu até 1996. Foi nomeado secretário técnico e chegou a ser diretor esportivo do clube até a chegada do presidente Florentino Pérez.
Sua nomeação para a presidência de honra é mais uma demonstração do respeito que o Real Madrid tem por sua trajetória e todo comprometimento com o clube. ‘Pirri’ é, sem dúvida, um dos grandes nomes da história da equipe.