Jogar em casa com o estádio lotado é algo simbólico para toda e qualquer clube, e geralmente assustador para o adversário. Mas poucas casas cheias são tão amedrontadoras para a equipe visitante do que a do Real Madrid. O Santiago Bernabéu, um dos mais reconhecidos estádios do mundo, é um poço de futebol – e também de histórias.
Inaugurado oficialmente em 14 de dezembro de 1947, o Santiago Bernabéu foi o segundo estádio da história do Real Madrid. Em 1924, o clube inaugurou a sua primeira casa, a qual era popularmente chamada de Velho Charmatín. No entanto, em pouco tempo, se fez necessária a construção de um novo espaço para o time blanco.
Em 1936, estourou no continente europeu a chamada Guerra Civil Espanhola, a qual perdurou até meados de 1939. Madrid, a capital da Espanha e casa do Real, acabou sendo bastante prejudicada pelos conflitos. Até mesmo o Velho Charmatín foi atingido pelos confrontos, ficando parcialmente deteriorado.
Santiago Bernabéu, um dos sócios da equipe na época, decidiu que era hora de iniciar as obras de um novo estádio para o Real Madrid. Acontece que ele só conseguiu tirar o seu plano do papel em 1943, quando assumiu a presidência do clube da capital. Em 1947, inaugurou-se oficialmente o novo estádio madridista.
Antes de se chamar Santiago Bernabéu
Enquanto presidente, o Santiago Bernabéu foi a espinha dorsal de um crescimento e reconhecimento absurdo do Real Madrid. O principal responsável por viabilizar a construção de um novo estádio, no entanto, só viria a ser homenageado, com o seu nome marcado na história da casa, anos mais tarde.
Quando foi inaugurado, em 1947, o estádio Santiago Bernabéu era chamado justamente de Chamartín. No entanto, em 1955, os sócios compromissários do clube se reuniram para escolher um novo nome para a casa madridista. De maneira unânime, então, foi decidido que ela se chamaria Santiago Bernabéu – em homenagem ao presidente.
Naquela época, o estádio tinha uma capacidade ainda maior do que a de hoje. Ele foi projetado para suportar um público de incríveis 120 mil pessoas, o que fez durante um bom tempo. No entanto, anos mais tarde, teve que passar por uma readequação em função de normas da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Atualmente, o estádio do Real Madrid também está passando por reformas. A ideia é que tudo fique pronto até 2023, quando o Bernabéu passará a contar com cobertura, novo sistema de aquecimento sob o solo, gramado retrátil e ainda mais estruturas para a realização de eventos e partidas de outros esportes.
Santiago Bernabéu: palco de grandes decisões
O fato é que a mística do estádio Santiago Bernabéu cresceu junto com a popularidade do Real Madrid. Entre os anos de 1930 e 1970, a equipe da capital passou por grandes vitórias, acumulou uma série de títulos e fez com que a sua casa, porventura, também se destacasse internacionalmente.
Desde então, o estádio Santiago Bernabéu tem sido palco para diversas decisões internacionais: sejam de clubes ou de seleções. Na Eurocopa de 1964, por exemplo, o local foi escolhido para sediar a semifinal entre Espanha e Hungria e, também, a final da competição, entre Espanha e União Soviética – em que os espanhóis levaram a melhor.
Na Copa do Mundo de 1982, o Santiago Bernabéu também teve um grande destaque. Nele, foram realizadas três partidas da segunda fase: Alemanha Ocidental x Inglaterra; Alemanha Ocidental x Espanha; e Espanha x Inglaterra. Além disso, a casa também sediou a final do Mundial, entre Itália e Alemanha Ocidental.
Na Champions League, competição em que o Real Madrid é simplesmente rei, detentor do maior número de títulos, o Bernabéu também já sediou finais. Foi assim em 1957, no jogo entre Real Madrid e Fiorentina; em 1969, com Milan x Ajax; em 1980, com Nottingham Forest x Hamburg; e, por último, em 2010, com Bayern de Munique x Inter de Milão.
Detalhes e curiosidades do estádio Santiago Bernabéu
Atualmente, o estádio Santiago Bernabéu tem capacidade para 81.044 pessoas. O recorde de público da casa do Real Madrid aconteceu em 1957, na decisão da Champions contra Fiorentina, quando mais de 120 mil pessoas – o limite máximo do local na época – assistiram de perto a conquista do time blanco.
Entre as curiosidades do estádio Santiago Bernabéu, está o fato de que a decisão da Libertadores da América de 2018, entre River Plate e Boca Júniors, aconteceu lá. A escolha aconteceu por conta de uma confusão no Monumental de Nuñez, a qual levou ao cancelamento da partida e à transferência da final.
Além disso, o Sport Recife, do Brasil, também tem um “papel importante” na história do Bernabéu. Foi em uma partida contra a equipe pernambucana que o Real Madrid inaugurou a iluminação noturna de seu estádio, em 1957.