O maior vencedor da Champions League de todos os tempos. A equipe que, por mais vezes, levantou a taça de campeão do Campeonato Espanhol. Responsável pela revelação de alguns dos principais jogadores de todos os tempos. Esse é o Real Madrid Club de Fútbol, clube cuja história ultrapassa um século de títulos, títulos e mais títulos.
O Real Madrid foi fundado no dia 6 de março de 1902, pelos irmãos Juan e Carlos Padrós, em Madri – a capital da Espanha. No início, no entanto, o seu nome era outro (Sociedad Madrid Foot-Ball Club, ainda muito em função da influência da cultura esportiva inglesa no país espanhol – assim como no mundo inteiro.
Apesar de ter surgido como um clube de futebol, o Real Madrid logo se tornou um clube polidesportivo, de forma que começou a atuar em diversas modalidades esportivas. São mais de 100 anos de atuação no futebol como uma das equipes mais vitoriosas e relevantes de todos os tempos para o esporte.
A história do clube em si, no entanto, começa a ser escrita antes mesmo de sua fundação no século XX. Na verdade, teve início no século XIX.
Os primeiros anos do Real Madrid Club de Fútbol
A história do Real Madrid começou a ser construída no início de 1897. Na época, estudantes da escola Institución Libre de Enseñanza fundaram um time de futebol chamado de Foot-Ball Sky. O clube ficava no bairro Vallecas, justamente onde anos depois acabou surgindo o Real Madrid.
Acontece que o Foot-Ball Sky não foi um sucesso. Três anos depois de sua fundação já passava por grandes dificuldades, mal conseguia se sustentar enquanto uma equipe de futebol. Foi então que parte dos integrantes desse time fundaram outro clube – o próprio Real Madrid, ainda com o seu nome inicial.
Meses depois da fundação do Real, em 1902, foi criado o regulamento do clube. O documento, composto por 22 artigos, foi apresentado às autoridades espanholas e, em 22 de abril, o Governador Civil da Província, José Sánchez Guerra, aprovou o requerimento. Finalmente, o Real Madrid poderia se considerar uma equipe profissional.
Diferentemente do que aconteceu com vários clubes do Brasil, por exemplo, o Real Madrid não precisou esperar anos afinco para poder disputar campeonatos profissionais. Logo em 1902, o seu ano de fundação, já participou do primeiro Campeonato Espanhol, criado na época como forma de comemoração a proclamação do novo rei, Afonso XIII.
Em suma, os primeiros anos do Real enquanto equipe de futebol foram dessa forma: participação em torneios que recém estavam começando, algumas derrotas, muitas vitórias, e por aí vai. Somente em 1905, três anos depois de ter sido fundado, é que o clube conquistou o primeiro título de sua história. Desde então, não parou mais.
Os primeiros títulos do Real Madrid
O primeiro título da história do Real Madrid ocorreu no dia 18 de abril de 1905. Os madridistas avançaram para a final do Campeonato de Madrid contra o Athletic Bilbao e venceram por 1 a 0, com gol de Manuel Prast. O momento foi histórico, marcante, e seguido de ainda mais títulos.
Vale ressaltar ainda que, apesar de esse ter sido o primeiro título oficial do Real Madrid, há controvérsias. Isso porque o clube teria vencido um campeonato regional já na temporada 1902-03, a primeira que disputou. No entanto, o de 1905 é considerado oficialmente o primeiro da história da equipe.
Naquela década, o Real Madrid ainda venceria a Taça da Espanha por três anos consecutivos: 1905, 1906 e 1907, garantindo o troféu original da competição. Em 1908, voltou a vencer a competição e, à essa altura, já havia estabelecido uma posição única dentro do futebol espanhol.
Em resumo, o Real Madrid continuou a empilhar títulos regionais em suas três primeiras décadas enquanto clube de futebol. Foram 18 títulos do chamado Campeonato Regional Centro, o Campeonato de Madrid ou Taça da Espanha, até entrar um período de outros campeonatos – e mais títulos.
Todos os títulos do Real Madrid
O Real Madrid é, de fato, o clube com a maior quantidade de títulos do mundo – ao menos internacionais. Se somar todos os níveis de títulos (mundiais, intercontinentais, continentais, nacionais e regionais), a equipe soma nada mais nada menos do que 96 taças levantadas – quase uma centena de troféus em sua sala.
A equipe já conquistou o Campeonato Regional Centro (18), Troféu Mancomunado (5) e Copa da Federação Centro (3) em nível regional. Nacionalmente, possui em sua sala de troféus Campeonato Espanhol (35), Copa do Rei (19), Supercopa da Espanha (12), Copa da Liga Espanhola (1) e Copa Eva Duarte (1).
No continente, os títulos foram os seguintes: Liga dos Campeões da Europa (14), Liga Europa (2), Supercopa da UEFA (5) e Copa Latina (2). Em nível intercontinental, venceu também a chamada Copa Líbero-Americana, que teve apenas uma edição, no ano de 1994.
Por fim, vale ressaltar que o Real Madrid também venceu nada mais nada menos do que nove títulos mundiais. A equipe já conquistou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (4), a Copa Intercontinental (3) e a chamada Pequena Taça do Mundo (2).
Os principais jogadores da história do Real Madrid
Tido por muitos como o maior clube de futebol do mundo, é natural que o Real Madrid tenha alguns dos melhores jogadores de todos os tempos em sua história. E, realmente, em mais de 100 anos de atividade, a equipe já revelou, contratou e consagrou muitos, mas muitos jogadores simplesmente inesquecíveis.
O principal jogador da história do Real Madrid, ao menos em termos históricos, é o argentino naturalizado espanhol Di Stefano. O jogador fez parte de uma das principais fases vitoriosas da equipe espanhola, tendo marcado 307 gols em 396 partidas disputadas. Venceu inúmeros troféus, incluindo cinco Champions League (com gols em todas essas finais disputadas).
Francisco Gento é outra figura que certamente está entre os maiores jogadores de futebol da história do Real Madrid. Ele é o único atleta a vencer seis copas européias, tendo participado de um dos principais elencos do clube. Ao todo, foram 12 títulos de La Liga, 2 Copa del Reys, 6 Liga dos Campeões, 1 Copa Intercontinental e 2 Copas Latinas.
Por fim, não dá para falar sobre os maiores jogadores da história do Real Madrid sem citar o principal das últimas décadas: Cristiano Ronaldo. O português chegou à Espanha depois de anos vitoriosos no Manchester United e, em 439 jogos disputados, marcou nada mais nada menos do que 450 gols, sendo o maior artilheiro da história da equipe. Além disso, venceu 5 títulos de Champions e, com o Real, foi o Melhor Jogador do Mundo quatro vezes.
Brasileiros que deixaram sua digital no Real Madrid
Muitos brasileiros já atuaram pelo Real Madrid. O clube merengue sempre foi um grande adepto do futebol do Brasil, estando sempre de olho nas principais revelações daqui. No entanto, apenas alguns conseguiram ter um grande destaque de fato.
Roberto Carlos, lateral que jogou por Palmeiras e Corinthians, é considerado até hoje um dos grandes nomes da história do Real Madrid. O próprio Ronaldo Fenômeno, revelado pelo Cruzeiro, também teve boas passagens pela equipe merengue, apesar de não ter conquistado tantos títulos.
O mesmo vale para Kaká, atleta formado no São Paulo que chegou ao Real como um dos mais recentes melhores do mundo, mas que foi pouco aproveitado. Marcelo, ex-jogador do Fluminense, e Casemiro, formado também no Tricolor Paulista, são alguns dos exemplos mais recentes que vingaram e marcaram época com o time.