A próxima janela de transferências da Europa promete ser uma das mais quentes e movimentadas dos últimos anos, com a possibilidade de transações envolvendo gigantes do futebol mundial e os melhores jogadores da atualidade. A primeira especulação é sobre a possível transferência do craque francês Mbappé, do PSG, da França, para o Real Madrid, da Espanha.
E o que levou a imprensa espanhola a “reativar” essa (antiga) novela foi a combinação entre mais um problema físico de Benzema e a eliminação do PSG nas oitavas de final da Champions League. Os dois principais diários esportivos da capital espanhola, “Marca” e “As” publicaram nesta sexta-feira (10) reportagens que indicam que o jogador ainda pode rumar ao Santiago Bernabéu em 2024.
Tudo passa pela necessidade do Real Madrid de encontrar um substituto para Benzema, que, apesar do grande peso para o elenco, vem tendo uma temporada repleta de lesões. E nesse cenário haveriam duas opções galácticas, como gosta o presidente Florentino Pérez: o norueguês Haaland e o francês Mbappé – que “esnobou” o Real há menos de um ano, renovando com o PSG.
Apesar da decepção com a condução do jogador e de seu estafe no caso, quando Mbappé deu sua palavra de que rumaria ao Real Madri sem custos, o clube não fechará as portas para uma possível transferência. O “Marca” diz que o francês se mostrou arrependido da decisão de renovar com o PSG cerca de três meses depois, citando uma ligação do estafe do atleta para o clube na ocasião.
Real Madrid monitora situação de Mbappé, mas evita demonstrar interesse excessivo
A intenção de Mbappé seria “sondar a disposição do clube em contratá-lo”. E, de acordo com o diário, os contatos seguiram nos meses seguintes. A postura do Real teria sido de “não demonstrar interesse excessivo, mas não fechar a porta” – justamente por saber que precisará buscar um homem-gol no ano que vem.
Neste sentido, relata o “Marca”, o Real estaria em uma posição bem mais confortável do que nos últimos anos, quando tentou convencer o PSG a vender Mbappé com propostas que chegaram a 180 milhões de euros. Diante das negativas, precisou esperar o fim do contrato, quando o atacante sairia de Paris sem custos, como prometera a Florentino Pérez, mudando de opinião depois e estendendo seu contrato até 2025.
Para que o francês realize o sonho que diz ter desde criança, seria fundamental não exercer uma cláusula de extensão de vínculo por mais um ano. O PSG anunciou no ano passado que a renovação com Mbappé iria até 2025, mas depois veículos europeus pontuaram que, na verdade, o contrato vai até 2024, e caberá a Mbappé decidir se renovaria automaticamente seu compromisso por mais um ano.
O “Marca” diz, ainda, que existe uma pequena hipótese de Mbappé tentar deixar Paris ao fim da atual temporada, em um movimento que forçaria o PSG a aceitar tal destino para não ficar de mãos vazias um ano depois. O jornal frisa que o Real Madrid não negociará com os franceses, pois romperam com o presidente Nasser Al-Khelaifi.
O “As” avança com informações parecidas, mas pontua que o Real Madrid só aceitaria Mbappé caso ele chegue sem custos, justamente no meio do ano que vem. Entretanto, pesaria a favor do francês o fato de que a diretoria gostaria mais do seu nome do que de Haaland.