No dia 5 de setembro de 2023, celebra-se o 50º aniversário da estreia de Johan Cruyff com a camisa do FC Barcelona. Em 1973, o jogador holandês, que já tinha se destacado com o Ajax e premiado com o Balão de Ouro duas vezes (1971 e 1973), entrou em campo pela primeira vez no Camp Nou, num amistoso contra o Círculo de Brugge. Como jogador do Barça, começou a escrever uma lenda que ainda ressoa nos corredores do estádio.
Cruyff, que chegou no clube tri-campeão da Copa da Europa (1971, 1972 e 1973), atraiu grande atenção da massa torcedora. Mais de 75.000 pessoas lotaram o Camp Nou para assistir o craque ao vivo. E ele fez jus às expectativas, marcando dois gols e liderando o Barcelona para uma goleada de 6-0 sobre o Círculo de Brugge.
No dia seguinte, 6 de setembro de 1973, o noticiário esportivo Mundo Deportivo relatava em detalhes a estreia de Cruyff. As linhas da edição daquele dia destacavam a capacidade do holandês em atrair a atenção dos torcedores e seu talento evidente ao envergar a camisa do clube catalão.
Quais foram os desafios após a primeira partida de Cruyff pelo Barça?
Após a sua primeira partida não oficial pelo clube, o Barcelona enfrentou vários problemas burocráticos para conseguir a transferência internacional de Cruyff. O atacante só pode estrear oficialmente em uma partida no dia 28 de outubro. Foi contra o Granada no Camp Nou, onde Cruyff brilhou mais uma vez com um doblete, liderando a vitória da equipe de Rinus Michels por 4-0.
Com Cruyff em campo, o Barcelona conseguiu acabar com o jejum de 14 anos sem ganhar o título da Liga Espanhola. Sem dúvidas, um dos momentos mais memoráveis foi a vitória por 5-0 sobre o arquirrival Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu.