O São Paulo encheu seu torcedor de esperança na contratação de James Rodríguez que além de ser um maestro no meio de campo, é também artilheiro, sendo o meia atuando no futebol brasileiro com mais gols com 155, seguidos de Giuliano, do Corinthians, com 141, e Arrascaeta, do Flamengo com 135, Eduardo, do Botafogo com 134, e Everton Ribeiro do Flamengo com 124, completando o top-5.
O jogador no entanto não vem de uma temporada muito goleadora no Olympiacos, da Grécia. Na temporada 2022/23, James participou de apenas 23 das 47 partidas disputadas pelo clube grego, marcando um total de cinco gols e distribuindo seis assistências. Os modestos números não foram capaz de sagrar o time campeão grego, ficando apenas na terceira colocação.
A passagem mais importante da carreira do jogador foi no Real Madrid, contratado logo após a ótima atuação na Copa do Mundo de 2014. Após bom início, o colombiano foi perdendo espaço na equipe, que montou um meio de campo histórico com Modric, Casemiro e Toni Kroos. Por isso, o jogador acabou sendo emprestado ao Bayern de Munique, onde também não mostrou seu melhor futebol.
Logo depois rodou por vários clubes de países diferentes, como o Everton (ING), Al-Rayyan (QAT) até chegar no Olympiacos (GRE). Antes ainda o colombiano não tinha feito grandes temporadas de encantar o mundo, tendo passagens pelo Envigado (COL), onde foi revelado, Banfield (ARG) onde se destacou pro futbeol europeu, Porto (POR) e Monaco (FRA), antes da Copa de 2014.
Grande destaque da Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro, quando levou a Colômbia até as quartas de final e venceu o prêmio Puskas com um gol antológico no Maracanã, o meio-campo passou por altos e baixos em sua carreira, e agora busca um recomeço no São Paulo.