Para muitos, quando se fala em futebol, se lembra do Brasil. Sendo assim, quando o assunto são seleções, a brasileira é normalmente a que vem à mente daqueles que seguem essa linha de raciocínio, E, para finalizar, quando o tema a se debater é estádio, o Maracanã é a referência – e, nesse quesito, para o mundo inteiro.
Considerado templo do futebol brasileiro, o estádio Maracanã é simplesmente uma lenda. É a casa da seleção brasileira, de alguns dos maiores clubes brasileiros e já foi palco de inúmeras decisões simplesmente inesquecíveis: incluindo duas Copas do Mundo, em 1950 e, mais recentemente, em 2014.
No entanto, ao contrário de muitos outros estádios lendários e reconhecidos internacionalmente, o Maracanã está longe de ser um centenário. Isso porque ele só foi ser inaugurado em 1950. Desde o início, inclusive, a sua função esteve ligada à celebração máxima do futebol: a Copa do Mundo.
De lá para cá, já são mais de 70 anos de um estádio que simplesmente vinha a baixo em dias de jogos. No país do futebol, com a seleção mais vitoriosa de todos os tempos, o templo e a casa do esporte é, sem sombra de dúvidas, o Maracanã. E a sua história começa a ser traçada ainda na década de 30.
A história do Maracanã
Apesar de ter sido inaugurado somente em 16 de junho de 1950, o Maracanã começou a ser pensado ainda nos anos 30. Em 1938, o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jules Rimet, foi ao Rio de Janeiro e aceitou a candidatura do Brasil, que desejava ser o país sede da Copa do Mundo de 1950.
A Segunda Guerra Mundial fez com que os mundiais da década de 1940 não acontecessem. Sendo assim, em 1948, deu-se início a construção do estádio do Maracanã que, localizado na época na Tijuca, chegou a ser considerado como o maior do mundo – ultrapassado posteriormente pelos norte-coreanos.
A construção do Maracanã ocorreu no antigo Derby Club, espaço que abrigava corridas de cavalos, por ideia do então prefeito do Rio, Mendes de Moraes. Sendo assim, quando o templo do futebol brasileiro foi inaugurado, recebeu dois nomes: Estádio Mendes de Moraes, em homenagem ao político, e Estádio Municipal do Derby.
O primeiro jogo realizado no Maracanã ocorreu em 17 de junho de 1950, dia seguinte à inauguração. A Seleção do Rio de Janeiro e a Seleção de São Paulo se enfrentaram, em uma partida que terminou 3 a 1 para os paulistas, de virada, com o primeiro gol do estádio marcado por Didi, a favor dos cariocas.
Aquele foi o primeiro passo de uma história belíssima do Maracanã dentro do futebol. Naquele mesmo ano, o estádio viria a ser palco de uma Copa do Mundo e, também, de uma verdadeira “tragédia” nacional dentro das quatro linhas.
Na Copa do Mundo de 1950, o Maracanã virou Maracanazo
O primeiro grande evento que o Maracanã sediou foi, justamente, a Copa do Mundo de 1950. Na época, o Brasil chegava como o grande favorito ao título, não apenas em função de um elenco que ao longo dos anos vinha sendo cada vez mais profissional como, também, por ser o país sede do Mundial.
A seleção brasileira foi avançando, avançando e, por fim, chegou à final da Copa do Mundo de 1950, contra o Uruguai, o primeiro campeão das Copas. Foi então que, no dia 16 de julho, o Maracanã foi silenciado e se tornou palco de um evento lembrado internacionalmente como o “Maracanazo”.
Na final, o Brasil perdeu para o Uruguai por 2 a 1. Quem esteve lá afirma que, ao fim do apito, os 199.854 torcedores presentes, o maior público da história do estádio, ficaram simplesmente calados. Estava estabelecido o Maracanazo, em que o sufixo “azo” corresponde a algo grandioso.
Mudança de nome e a origem do Maracanã
Inicialmente Estádio Mendes Moraes, o Maracanã passou por uma mudança de nome oficial nos anos 60. Em 1966, faleceu um dos jornalistas esportivos mais importantes da história do país, Mário Filho, que foi um grande apoiador da construção do estádio nos idos das décadas de 30 e 40.
Naquele mesmo ano, decidiu-se que o maior estádio do Brasil, o templo do futebol brasileiro, seria chamado de Estádio Jornalista Mário Filho. O nome perpetua até os dias de hoje, mas não é popularmente conhecido. Na verdade, o Maracanã é o nome popular desse espaço. Mas por quê?
O nome Maracanã foi popularizado pelas torcidas porque o estádio foi construído ao lado de um rio de mesmo nome, o chamado Rio Maracanã. Posteriormente, na década de 80, o rio também acabou dando nome ao bairro onde o estádio está localizado, deixando tudo “em família”, pode-se dizer assim.
A origem da palavra Maracanã vem do tupi maraka’nã, que significa “semelhante a um chocalho”. A região do Rio Maracanã costumava ser habitada por várias aves, entre elas, o papagaio Maracanã-Guaçu que, curiosamente, emitia um som semelhante ao de um chocalho.
Templo do futebol brasileiro e de grandes decisões
A Copa do Mundo de 1950 foi a primeira, mas esteve longe de ser o último grande campeonato realizado e decidido no Maracanã. Em nível internacional, o estádio já foi palco da final do Mundial de Clubes de 2000, do Pan-Americano de 2007, Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos de 2016 e Copa América de 2019.
No entanto, talvez mais do que em nível internacional, o Maracanã seja representativo em nível nacional de fato. Afinal de contas, ele é o estádio oficial de dois dos principais clubes do Rio de Janeiro e, também, pode-se dizer, do Brasil: Flamengo e Fluminense, dois gigantes cariocas.
Além disso, o Maracanã já foi palco de grandes decisões de Campeonato Brasileiro. Uma das mais memoráveis aconteceu em 1971, quando o Atlético Mineiro conquistou o primeiro Brasileirão de sua história. Em 1974, o Vasco também se consagrava como o primeiro carioca a levar a liga nacional para casa.
Em 1976, o Corinthians levou Deus e o mundo para o Maracanã na final contra o Fluminense, a qual acabou ficando conhecida como a “invasão corinthiana”, decidida nos pênaltis e com resultado a favor do Timão. De certa forma, pode-se dizer que a história do futebol brasileiro, a nível nacional e internacional, passa pelo Maraca.
Detalhes do Estádio Maracanã
O templo do futebol brasileiro já chegou a ser considerado o maior estádio do mundo. Hoje em dia, no entanto, ocupa somente a 25ª colocação nesse quesito – mas a primeira, quando a disputa fica no próprio Brasil.
Ainda assim, o estádio recebeu o maior público da história do futebol, recorde que já dura mais de 70 anos. Na final da Copa do Mundo de 1950, segundo a Fifa, quase 200 mil pessoas compareceram à partida entre Brasil e Uruguai no Maracanã – números que nunca foram quebrados.
No entanto, com o passar dos anos, por questões de segurança, a capacidade do Maracanã foi diminuindo. Hoje em dia, o estádio conta com espaço para 78.838 espectadores, tendo passado por uma grande reforma para a Copa do Mundo de 2014.
Além disso, não é utilizado somente para o futebol. O Maracanã também é muito conhecido por sediar shows internacionais. Grandes artistas como Frank Sinatra, Tina Turner, Madonna e Rolling Stones já passaram pelo estádio. Em 1990, Paul McCartney se apresentou no local, naquele que é considerado o maior público da história em uma apresentação solo: 180 mil pessoas presentes na plateia.