O gigante espanhol, Real Madrid, recentemente, renovou seu icônico estádio, o Santiago Bernabéu. Após mais de dois anos de trabalhos na reforma, o clube finalmente mostrou um vídeo impressionante do seu novo campo retrátil. A espera, de acordo com quem teve a oportunidade de conferir o resultado, valeu apena.
Incrivelmente, com um clique, o campo se retrai e pode ser guardado debaixo do estádio, ficando assim reservado e protegido. No dia do jogo, retorna à posição inicial, com as diferentes seções do campo deslizando novamente para o lugar. Um processo complexo, mas que parece fluir de maneira extremamente harmoniosa.
No vídeo liberado pelo clube é possível observar todo o processo. A importância de manter a qualidade do campo é vital, vista a exigência que o esporte de alto nível impõe e Madrid parece ter pensado em cada detalhe nesse sentido. Além do sistema retrátil, o clube investiu em instalações com ar condicionado, iluminação LED e terapia com luz ultravioleta para manter a grama sempre em perfeitas condições.
O Bernabéu se transformou
O clube estreou seu novo campo retrátil no sábado pela primeira vez. Mas as mudanças não pararam no campo: o Bernabéu também ganhou um novo teto retrátil, completando assim, sua total transformação.
O Real Madrid não é o primeiro clube a instalar um campo retrátil. O Tottenham fez o mesmo quando inaugurou seu novo estádio, em 2019. No entanto, Madrid parece ter dado um novo padrão aos campos retráteis, impressionando no cuidado com os detalhes.
O impacto financeiro das reformas no Bernabéu
Com essa reforma, o time tem potencial para atrair alguns dos maiores eventos esportivos e shows do mundo para o Bernabéu, com partidas de basquete e feiras comerciais esperadas para ocorrer no estádio num futuro não muito distante. Esses eventos devem gerar bilhões em receita para o clube, solidificando ainda mais o Madrid como um dos maiores clubes da Europa.
Para o primeiro jogo no renovado Bernabéu, o clube teve uma noite histórica. Conseguiram reverter o placar ao vencer o Getafe por 2 a 1, com o gol da vitória marcado nos acréscimos por Jude Bellingham. A celebração foi apoteótica com mais de 80.000 torcedores louvando seu mais novo astro em uma noite histórica para Los Blancos.