Em 1968, a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, teve um encontro com nada mais, nada menos o que o rei do futebol, Pelé, no estádio do Maracanã, durante sua única visita ao Brasil.
A chefe do Reino Unido, que faleceu em setembro de 2022, ficou apenas 11 dias em terras tupiniquins, que já sofriam com a ditadura militar, que se instaurou em 64. No entanto, o dia 10 de novembro de 1968 foi de extrema festa e comemoração.
Elizabeth II esteve presente no amistoso entre seleção carioca, que tinha Gerson como grande estrela e seleção paulista, que contava com Pelé como craque. O jogo foi organizado justamente para receber a Rainha, que tinha como desejo, assistir Edison Arantes no Templo do Futebol.
O jogo terminou com a vitória de 3 a 2 para os paulistas, com gols de Pelé, Toninho e Carlos Alberto Corres. Roberto e Paulo Cezar Caju fizeram os gols do RJ. Além disso, o jogo também contou com 1 milhão de cruzeiros como premiação.
A seleção de SP entrou com a camisa vermelha em campo com: Picasso, Carlos Alberto, Jurandir, Dias e Rildo; Clodoaldo, Rivelino e Pelé; Paulo Borges, Toninho e Abel.
Já os cariocas usaram uma camisa azul e tiveram a seguinte escalação: Félix, Moreira, Brito, Leônidas e Paulo Henrique; Carlos Roberto, Gérson e Paulo César; Nado, Jair e Roberto.
Em suas redes sociais, Pelé lamentou a morte da Rainha Elizabeth II, que foi imediatamente sucedida no trono por seu filho, Charles III.
“Sou um grande admirador da Rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente, em 1968, quando ela veio ao Brasil testemunhar nosso amor pelo futebol e conheceu a magia do Maracanã lotado. Alguns anos depois, generosamente ela me condecorou com a Ordem do Império Britânico, a mais alta honraria do país“, lembrou o rei.
“Seus feitos marcaram gerações. Este legado durará para sempre. Neste dia triste, compartilho essa memória com todos vocês e envio a minha mensagem de carinho e minhas preces para a família real britânica e a todos amigos do Reino Unido“, finalizou Pelé, que também publicou uma foto do encontro com Elizabeth II.