Na eleição da Bola de Ouro 2021, o representante do Brasil, o narrador Cleber Machado, causou polêmica com suas escolhas. Surpreendentemente, Cleber optou por não incluir Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski no Top 5, elegendo Kevin de Bruyne como o destaque da temporada.
Naquela edição, Neymar foi o brasileiro melhor colocado, conquistando a 16ª posição geral. Messi foi coroado como vencedor pela sétima vez, com Lewandowski alcançando o segundo lugar e Cristiano Ronaldo terminando em sexto. A maior surpresa da eleição foi o ítalo-brasileiro Jorginho, que se destacou na conquista da Champions League com o Chelsea.
Confira o Top 10 daquela edição:
- 1º Messi (Argentina e Barcelona)
- 2º: Lewandowski (Polônia e Bayern de Munique)
- 3º: Jorginho (Itália e Chelsea)
- 4º: Benzema (França e Real Madrid)
- 5º: Kanté (França e Chelsea)
- 6º: Cristiano Ronaldo (Portugal e Manchester United)
- 7º: Salah (Egito e Liverpool)
- 8º: De Bruyne (Bélgica e Manchester City)
- 9º: Mbappé (França e PSG)
- 10º: Donnarumma (Itália e PSG)
Na atual edição da Bola de Ouro, Cléber foi novamente convocado para ser o representante do Brasil na votação. Desta vez, o narrador da SBT causou polêmica por deixar Vini Jr de fora do Top 5.
“A gente tinha que indicar cinco. O meu quinto foi o Rodri, volante do Manchester City, o quarto foi o Modric, que eu acho que fez uma Copa e uma temporada boa. E aí meus três foram Mbappé, Haaland e Messi. Acho que votei direitinho. É a oitava Bola de Ouro dele”, disse o narrador.