Em uma reviravolta que poderia mudar o cenário do futebol mundial, o PSG anunciou a contratação de dois jovens talentos brasileiros, Moscardo e Lucas Beraldo. Enquanto isso, o Manchester City fechou um acordo com o River Plate para adquirir Claudio Echeverri, de apenas 17 anos, apelidado de ‘Diablito’.
Considerando esta série de movimentações no mercado sul-americano, pode-se prever uma possível quebra do monopólio tradicionalmente exercido pelos dois grandes clubes da Liga, o Barça e o Real Madrid. A recente incursão financeira de clubes ricamente financiados por estados árabes no mercado sul-americano apresenta um grande desafio para o Barça e o Real Madrid.
Em busca de novos talentos a preços acessíveis, ambos os clubes têm focado nesse mercado, na tentativa de competir com clubes com orçamentos muito maiores. Apesar de tentativas fracassadas no passado, como Henrique e Keirrison, o Barça conseguiu uma grande vitória com a contratação de Neymar em 2013.
Custando caro ao clube, esta contratação marcou o início de uma nova era para o clube, com Neymar, Luis Suárez e Leo Messi formando um trio formidável. No entanto, desde então, ambos os clubes, Barça e Real Madrid, ficaram aquém de suas expectativas, com diversos jogadores desapontando após serem contratados com grandes expectativas.
Últimas Aquisições
No mercado de transferências do inverno, o Barça adquiriu Vitor Roque, do Athletico Paranaense, por um valor que poderia chegar a 61 milhões, considerando as variáveis. Por sua vez, o Real Madrid fechou um acordo com o Palmeiras para a contratação do atacante Endrick, em um negócio que custará 60 milhões, também considerando as variáveis.
As recentes ações do PSG e do Manchester City no mercado sul-americano sugerem uma nova tendência emergente. Ao invés do monopólio anteriormente exercido pelos dois gigantes espanhóis, Barça e Real Madrid, o mercado sul-americano pode agora estar se abrindo para novos jogadores. E, considerando as contratações recentes, essa mudança de cenário pode já estar acontecendo.