A temporada de 2023 se desenha de maneira extremamente marcante ao Fluminense, que se tornou o campeão da Copa Libertadores da América, pela primeira vez em sua história. Para tal feito, foi necessário superar o experiente Boca Juniors no Maracanã, levando a vitória já na prorrogação. Como resultado, o Tricolor se classificou para o Mundial de Clubes, que já acontece no ano.
O Fluminense estreia na competição na próxima segunda-feira (18), ainda aguardando o adversário do confronto. No entanto, a história de participações de brasileiros no Mundial é antiga. O país garantiu 10 títulos em 23 participações. O São Paulo, com três títulos (1992, 1993 e 2005) é o maior vencedor do Brasil, enquanto o Santos vem em seguida (1962 e 1963), além do Corinthians (2000 e 2012).
Sem grande surpresa, o Santos foi o primeiro time do Brasil a alcançar o título da Libertadores, o que lhe garantiu a classificação à Copa Intercontinental. O time que contava com o talento de Pelé, superou o Benfica de Eusébio nos jogos do Maracanã e do Estádio da Luz. Em Lisboa, o Santos acabou vencendo por 5 a 2, sendo considerado pelo ídolo como uma das melhores atuações.
Clubes brasileiros enfrentam decepção no Mundial de Clubes
Na temporada de 2023, quem perdeu a oportunidade de conquistar a taça foi o Flamengo. O sonho foi deixado de lado logo na semifinal, em um confronto contra o Al-Hilal, atual time de Neymar, com uma derrota em 3 a 2 para o time saudita. Para ficar com a terceira posição, o clube carioca conseguiu superar o Al-Ahly por 4 a 2, com dois gols de Pedro e dois de Gabigol.
Se a derrota do Flamengo chegou de maneira decepcionante ao torcedor, a do Atlético-MG, ainda em 2013, foi motivo de piada entre os adversários do clube. O Galo venceu a Copa Libertadores da América ao lado de Ronaldinho Gaúcho, mas acabou deixando o sonho do Mundial contra o Raja Casablanca, time dono da casa, perdendo por 3 a 1 ainda na semifinal.