Uma denúncia feita diretamente a Conmebol deixou torcedores do Fluminense em estado de alerta. Isso porque o Boca Juniors resolveu agir após perder o título da Libertadores para o time brasileiro em pleno Maracanã.
O Fluminense derrotou o Boca Juniors pelo placar de 2 a 1 e sagrou-se campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história. A equipe comandada por Fernando Diniz não perdoou o time argentino e ergueu a taça dentro do Maracanã. A conquista ficou marcada por todo o enredo que se criou da fase de grupos até a final da copa, como Fábio que chegou do Cruzeiro, Marcelo retornando ao clube formador e a dupla de atacantes, Cano e Kennedy decidindo lá na frente.
O problema do Fluminense agora é a denúncia feita pelos argentinos a Conmebol, que já abriu processo disciplinar contra a equipe carioca. O Boca Juniors compilou uma série de fotos, vídeos e reportagens das brigas que aconteceram no Rio de Janeiro antes da grande final, em que torcedores tricolores estavam envolvidos.
Punição do Fluminense pode chegar à perda do título
O Boca alegou na denúncia que o Fluminense cometeu 9 infrações e analisando o Código da Conmebol, é possível identificar que as possíveis penas podem variar bastante: advertência; repreensão; multa; devolução dos prêmios; retirada de título; e realização de serviços comunitários por intermédio do futebol. É importante ressaltar que cada situação carece uma apuração minuciosa e assim sendo, não há definição de data para que a autoridade máxima do futebol Sul-Americana determine a pena do tricolor carioca.
Outro ponto a se destacar, é de que os argentinos reclamaram não só do Fluminense e as atitudes de sua torcida, mas também do tratamento que receberam no Rio de Janeiro por parte dos policiais brasileiros no momento em que ocorriam os confrontos.