A conquista da Supercopa da Espanha tem um significado ainda mais especial para o Barcelona. Além da quebra de um jejum de dois anos sem títulos, foi a primeira vez que o clube catalão se sagrou campeão de alguma competição após a saída de Lionel Messi, que defendeu as cores culés entre 2004 e 2021, e agora está no Paris Saint-Germain (PSG).
“Esse título vai nos fortalecer. Estou muito contente. Sabíamos que era uma oportunidade dentro do processo de mudança no clube e na equipe, e vai nos tornar mais fortes para seguir crescendo e poder ganhar mais títulos”, vibrou o volante Sergio Busquets.
Na temporada 1998/99, o Barcelona venceu a La Liga e ficou seis anos sem conquistar nenhum título. Voltou a levantar um troféu da competição na edição 2004/05, justamente na primeira temporada de Lionel Messi como jogador do clube.
A partir daí, todas as conquistas do Barcelona tiveram participação do astro argentino, com protagonismo do camisa 10 nos títulos de Uefa Champions League em 2008/09, 2010/11 e 2014/15.
Além de ser o primeiro título após a saída de Messi, também foi a primeira conquista de Xavi como treinador
A conquista da Supercopa da Espanha também representou a primeira conquista de Xavi Hernández como treinador do Barcelona. O clube catalão venceu o Real Madrid por 3 a 1 no Estádio King Fahd, em Riade, neste domingo, 15 de janeiro, com gols de Gavi, Lewandowski e Pedri. Benzema, nos acréscimos, descontou para o Real Madrid.
“Nos dá muita moral. Estou feliz pelos jogadores, não por mim. Trabalharam bem e existe um grande vestiário. Eles merecem”, apontou o treinador Xavi Hernández.