Depois de um período de afastamento da CBF, o árbitro Wilton Pereira Sampaio voltou a atuar e protagonizou um episódio lamentável na Série C do Brasileirão 2023. Uma confusão marcante na partida entre Paysandu e Volta Redonda causa revolta na torcida do time carioca, e mais uma vez coloca em cheque sua competência profissional.
Durante a partida, Robinho, meia experiente do Paysandu, cometeu agressão contra um rival e o juiz demonstrou polêmica ao lidar com a ocorrência. Para a indignação da torcida do Volta Redonda, o árbitro escolheu esperar o jogador ser substituído para aplicar o cartão vermelho.
A decisão do árbitro resultou em uma reação imediata de raiva nas redes sociais. A torcida do Volta Redonda fez saber de sua insatisfação com a atuação do árbitro. A conta oficial do Central do Voltaço, no Twitter, declarou que este foi o maior erro de arbitragem que presenciaram em uma partida de futebol, vindo de um árbitro que esteve na Copa do Mundo 2022.
O que aconteceu após o jogo?
O problema não terminou com o apito final. O árbitro relatou de forma incorreta o incidente na súmula do jogo. Segundo ele, a agressão por parte de Robinho ocorreu depois da substituição, uma afirmação falsa. Com o resultado da partida, a equipe do Volta Redonda se manteve na Série C, enquanto o Paysandu conseguiu o acesso para a Série B 2024.
Em uma profissão onde a justiça e a imparcialidade deveriam ser os pilares, Sampaio tem sido assunto frequente por situações controversas. Espera-se que as próximas atuações demonstrem um maior rigor e melhor índice de acertos para evitar maiores polêmicas.