Athletic de Bilbao perde oportunidade de classificação para a Europa 05/06/2023 07:00 CEST O Athletic de Bilbao não conseguiu se classificar para a Europa após empatar com o Real Madrid no Santiago Bernabéu e ver o Osasuna vencer o Girona. Os leões precisavam vencer a partida e torcer para o Osasuna tropeçar, mas nenhum dos resultados se concretizou.
O time de Valverde mostrou um bom desempenho no último jogo da La Liga, mesmo jogando no sempre complicado Santiago Bernabéu. O Athletic merecia a vitória, mas o árbitro marcou um pênalti polêmico a favor do Real Madrid, convertido por Benzema em sua despedida como merengue. Yuri havia tocado com a mão na bola, mas o lance gerou contestações e contou com a concordância do VAR.
Logo no início do jogo, o Athletic também teve um pênalti marcado a seu favor por uma mão na bola de Kroos, mas Vesga não conseguiu marcar contra Courtois. A partida seguiu disputada e, após o intervalo, Sancet colocou os visitantes na frente do placar.
A esperança europeia desaparece
Os torcedores do Athletic acompanhavam o placar do jogo entre Osasuna e Girona, mas a equipe de Pamplona acabou vencendo por 2 a 0, graças aos gols de Budimir. Mesmo assim, os leões continuaram brigando pela vitória, porém não conseguiram superar o empate estabelecido por Benzema.
Courtois fez defesas fundamentais para evitar a derrota do Real Madrid e o árbitro decidiu não expulsar Carvajal, que fez uma entrada duríssima em Yuri. O lateral-esquerdo do Athletic acabou deixando o campo contundido, deixando seu time com um jogador a menos.
As consequências da partida
Apesar do bom desempenho fora de casa, o Athletic não conseguiu garantir sua presença na Europa na próxima temporada. A equipe de Valverde precisava de mais combinação de resultados para alcançar seu objetivo, mas o esforço e a entrega em campo não foram suficientes. No lado do Real Madrid, a partida marcou a despedida do atacante francês Karim Benzema, que fez uma longa e bem-sucedida passagem pelos merengues.
Mesmo com sua saída e outros desfalques, como Vinicius e Rodrygo, o time conseguiu segurar o empate e encerrar sua participação na competição de forma digna. A temporada acaba para as duas equipes, que agora terão de se planejar para os próximos desafios. Enquanto o Real Madrid busca se reforçar para brigar por títulos, o Athletic de Bilbao terá de trabalhar com afinco para voltar a brigar por vagas na Europa e se consolidar como uma das melhores equipes do Campeonato Espanhol.