A participação de torcedores nos times europeus é muitas vezes subestimada por causa das restrições às festas nas arquibancadas. No entanto, certas movimentações das torcidas mostram o quanto eles são apaixonados e respeitam as raízes do clube.
A “Spirit of Shankly”, sindicato de torcedores do Liverpool que se tornou oficial em 2022, assinou um contrato que estabelece um comitê de torcedores que terá o direito legal de vetar a entrada do clube em uma futura liga dissidente, como foi a Superliga Europeia, e dialogar com a diretoria em assuntos como preço de ingressos e experiência no dia dos jogos.
Essa medida é considerada um marco na relação torcida-clube na Inglaterra. Isso começou a ser discutido após o anúncio que a Superliga Europeia não iria para frente, tamanha a rejeição.
Manchester United, Arsenal, Tottenham, Chelsea, Manchester City, Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Juventus, Milan e Internazionale anunciaram, junto ao clube Liverpool, que entrariam em uma nova competição de forma fixa, com alguns convidados trocando ocasionalmente. A decisão foi severamente criticada por torcidas de todos os times.
Diretoria do Liverpool abraça ideia
“Estamos orgulhosos do trabalho que foi feito para fazer com que isso acontecesse e agradecemos a Spirit of Shankly e Joe Blott pelo apoio em trabalhar conosco para chegar a este marco. Em nossa primeira reunião, conseguimos delinear nossos objetivos e propósitos e conhecer cada representante”, disse o diretor administrativo do Liverpool, Andy Hughes.