No próximo domingo (17) será disputado o jogo de ida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo. A partida será realizada no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).
Apesar do Tricolor nunca ter vencido o título, a torcida tem motivo para ficar otimista. Isso porque, os clubes paulistas tem retrospecto melhor contra os cariocas nas finais do torneio.
Paulistas e Cariocas na Copa do Brasil
Desde que a Copa do Brasil foi criada, em 1989, paulistas e cariocas decidiram o título em três ocasiões. E as equipes de São Paulo levam vantagem: dois a um.
A primeira vez aconteceu em 2004, quando o Flamengo enfrentou o Santo André. Após empate por dois a dois no Palestra Itália, em São Paulo, o Rubro-Negro foi surpreendido pelo Santo André em pleno Maracanã, perdendo a jogo por dois a zero e, consequentemente, o título.
No ano seguinte, foi a vez de Fluminense e Paulista de Jundiaí decidirem a taça. Após empate por zero a zero no Maracanã, a equipe de Jundiaí venceu o Tricolor das Laranjeiras por dois a zero jogando no estádio Doutor Jayme Cintra para se sagrar campeão.
Por fim, a única vitória dos cariocas contra os paulistas na final da Copa do Brasil aconteceu no ano passado, quando o Flamengo enfrentou o Corinthians. Após emapates por zero a zero e um a um na Neo Química Arena e no Maracanã, respectivamente, o Rubro-Negro venceu a disputa de pênaltis para erger a taça.
A final de 2023 pode empatar o duelo ou aumentar a vantagem para os times paulistas. O São Paulo vai em busca de um título inédito, enquanto o Flamengo, atual campeão, tenta o pentacampeonato.
A partida de volta está marcada para o dia 24 de setembro, no Morumbi, às 16h (horário de Brasília).