Técnico do Santos não escala reforço e torcida vai a loucura

É muito comum no futebol contratações não darem certo. Por vezes o atleta não corresponde à expectativa em torno do seu rendimento no novo clube e o sentimento de frustração toma conta de torcedores, clube e jogador. Um exemplo recente é o meia-atacante colombiano Daniel Ruiz, de 21 anos, contratado para ser titular no Santos, mas que ainda não conseguiu se firmar no clube.

O jovem soma apenas 36 minutos em campo e, nos dois últimos jogos, nem foi utilizado. Segundo o técnico Odair Hellmann, o meia-atacante precisa de tempo para se adaptar à nova realidade. O reforço está há três semanas no Brasil, ainda não fala a língua portuguesa e, por ser naturalmente tímido, encontra dificuldade na ambientação com os novos companheiros de equipe e funcionários do CT Rei Pelé.

“É um jovem que está vindo de um outro país, você precisa visualizar todos os aspectos dessa adaptação. Ele é um menino tímido, estamos dando apoio, mas também precisamos visualizar o time e os encaixes”, explicou o técnico Odair Hellmann.

Na Colômbia, Daniel Ruiz estava em pré-temporada e ainda não tinha estreado por conta do calendário local. Quando chegou ao Santos, com o Campeonato Paulista já em andamento, o meia-atacante estava visivelmente abaixo dos demais no aspecto físico.

Apesar disso, entrou em campo no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Santo André, e jogou os minutos finais da goleada em cima da Portuguesa, por 4 a 0.

Outro ponto que tem pesado para a decisão do treinador é a concorrência no setor. O camisa 7 do Peixe é um jogador com característica de passe e controle de bola, e não de infiltração pelas beiradas do campo. É nessa posição que jogam Lucas Lima e Ivonei, atletas que atualmente estão na frente do colombiano.

Santos trata o jovem com calma, mas promete testá-lo mais na equipe

“Ele vai ter oportunidades, é um outro ritmo e ele está buscando. Quando tiver oportunidade, vai nos ajudar. O Ivonei tem entrado e se saído bem. O Lucas está sentindo um pouco fisicamente, tem perdido intensidade no fim. Tenho usado mais o Ivonei porque ele está em um momento bom”, concluiu o treinador Odair Hellmann.

Daniel Ruiz está emprestado ao Santos até o fim desta temporada. O Peixe tem a opção de compra ao fim do contrato, mas mantém os valores mantidos em sigilo.