Somente quatro times brasileiros ganharam presente inédito da FIFA

Este ano, o mundo do futebol proporcionará a primeira edição do Super Mundial de Clubes. A competição, que será sediada nos Estados Unidos, é organizada pela FIFA e acontecerá entre junho e julho deste ano, contando com a presença dos principais campeões das competições continentais ao redor do mundo. O Brasil terá quatro representantes no torneio.

Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo são os campeões das quatro últimas edições da Libertadores e, por isso, garantiram suas vagas no torneio que terá as presenças de clubes como Manchester City, Real Madrid, Chelsea, Atlético de Madrid e PSG. Além dos brasileiros, a CONMEBOL terá Boca Juniors e River Plate como representantes, por conta da qualificação no ranking da entidade.

A FIFA, inclusive, já divulgou o calendário de partidas da competição, que terá início no dia 14 de julho. Por causa disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por antecipar o início das competições nacionais para que o Campeonato Brasileiro possa ser paralisado no meio do ano.

Brasileiros já sabem quais serão seus adversários na competição da FIFA

Em dezembro do ano passado, a FIFA fez o sorteio da fase de grupos da inédita competição e, com isso, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo já conheceram seus adversários. O Alviverde foi sorteado logo no Grupo A e enfrentará na primeira fase as equipes do Porto, Al-Ahly (Egito) e Inter Miami, time de Lionel Messi e Luis Suárez. O Botafogo está no “grupo da morte”, ao lado de PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders no Grupo B.

Enquanto isso, o Flamengo foi sorteado no Grupo D ao lado de Chelsea, Esperánce de Tunise (Tunísia) e Club León (México), e o Fluminense acabou parando no Grupo F com Borussia Dortmund, Ulsan HD (Coreia) e Mamelodi Sundowns FC (África do Sul). O regulamento é semelhante ao da Copa do Mundo de Seleções, onde os dois primeiros colocados de cada grupo avançam de fase e se enfrentam no mata-mata até a grande final, que definirá o primeiro campeão do Super Mundial de Clubes.