Vivendo uma temporada inesperada, com números irregulares e atuações ainda sem grande evolução, o Santos vem se desdobrando como o primeiro colocado na zona de rebaixando, na 17ª posição, acumulando apenas 21 pontos. No último domingo (3), o clube entrou em campo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, e acabou sendo derrotado pelo América, por 2 a 0.
Além do decepcionante resultado em Belo Horizonte, o Santos volta para casa com uma notícia negativa sobre Soteldo. O jogador entrou no segundo tempo da partida, no lugar de Joaquim, e recebeu cartão amarelo após cortar um contra-ataque do América. Por reclamação, acabou sofrendo o cartão vermelho, insistindo na punição sobre o lance.
Na súmula do árbitro Leandro Pedro Vuaden estava: “Expulsei (Soteldo) com cartão vermelho direto por, após receber um cartão amarelo, proferir as seguintes palavras: Faz tempo que só apita contra nós, c…, vai se f…”, garantiu Vuaden. Pela fala em relação à arbitragem, a situação deve se desenvolver extracampo, e o atleta pode ser julgado e punido.
Soteldo foi expulso em estreia do Santos
As consequências vão além da suspensão automática sobre o cartão. Como garante o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), atuar de maneira desrespeitosa com os membros da arbitragem ou reclamar de maneira excessiva, questionando as decisões, pode garantir uma suspensão de uma a seis partidas, ou de 15 a 180 dias.
A notícia pode preocupar a torcida do Santos, especialmente por esperar uma virada de chave do time, que nunca foi rebaixado para a segunda divisão. O meia também foi expulso pelo mesmo motivo, na estreia do Brasileirão, em confronto contra o Grêmio. Na época, a equipe paulista foi derrotada em 1 a 0, e Soteldo direcionava os xingamentos ao árbitro Wilton Pereira Sampaio.