Real Madrid volta ao topo e lidera importante ranking divulgado

O Real Madrid volta a ser o clube mais valioso do mundo. A Forbes, mais uma vez, coloca a equipe merengue no topo econômico do futebol mundial. A prestigiosa revista norte-americana avalia o valor do Madrid em 6,07 bilhões de dólares (5,38 bilhões de euros, de acordo com a taxa de câmbio utilizada pela publicação), um aumento de 19% em relação à temporada passada.

Entre os 30 primeiros colocados da lista, encontram-se outros dois clubes espanhóis: o Barcelona (3º lugar, com uma avaliação de 5,51 bilhões de dólares, 4,88 bilhões de euros) e o Atlético de Madrid (13º lugar, com um valor de 1,54 bilhão de dólares, 1,36 bilhão de euros).

A Forbes destaca o sucesso esportivo e econômico do Real Madrid. Lembra que o clube branco conquistou cinco das últimas nove edições da Champions League e ressalta os 360 milhões de euros que a entidade receberá da parceria com Sixth Street e Legends em um acordo de exploração comercial e geração de receitas no novo estádio Santiago Bernabéu ao longo dos próximos 20 anos. Esta é a sétima vez, em 19 edições do ranking, que o Real Madrid lidera a classificação da Forbes, que avalia a marca do clube em 1,014 bilhão de dólares (900 milhões de euros).

Logo atrás do Madrid está o Manchester United, com um valor de 6 bilhões de dólares (5,32 bilhões de euros); o Barcelona; o Liverpool, com 5,29 bilhões de dólares (4,69 bilhões de euros); e o Manchester City, com 4,99 bilhões de dólares (4,42 bilhões de euros). A Premier League domina a lista. Além de ocupar três das cinco primeiras posições, outros nove clubes estão entre os 30 do ranking.

Chama a atenção a presença de sete clubes da Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos, a única liga com representação além das cinco grandes ligas europeias. O Los Angeles FC, equipe onde Bale jogou, ocupa a 17ª posição, com um valor de 1 bilhão de dólares (886,5 milhões de euros).