O clube de futebol espanhol, Real Madrid, tem a intenção de anunciar este mês a renovação dos contratos de Eder Militao, Eduardo Camavinga, Rodrygo, e Federico Valverde até 2028, e o de Vinicius Junior até 2027.
Os jogadores terão um aumento salarial e terão em suas cláusulas a caução de um bilhão de euros. Desta forma, o clube madrileno inicia sua estratégia para preparar o núcleo de sua equipe para os próximos anos.
O clube vem trabalhando há mais de um ano na renovação dos seus jogadores. Finalmente, alcançou um acordo com todos eles graças à vontade firme de continuar no Real Madrid. Vale lembrar que Vinicius Junior, que se tornará um dos jogadores mais bem pagos do elenco, iniciou a negociação para a extensão de seu contrato há mais de um ano.
A renovação desses contratos representa uma manobra estratégica do clube para garantir a estabilidade e o sucesso a longo prazo. O desejo de manter esses jogadores no Santiago Bernabéu vai mais além. Trata-se também de uma necessidade do clube de desencorajar clubes apoiados por estados e bilionários de fazerem ofertas milionárias sobre os seus jogadores mais promissores num momento estratégico.
A cláusula bilionária e a superliga
Note-se que a cláusula de um bilhão de euros que foi encaixada nos contratos desses cinco jogadores é uma tentativa do Madrid de se blindar contra a possível criação da Superliga. No entanto, também há um interesse do clube em reforçar sua equipe, o que só será possível a partir de janeiro de 2023.
Com essas cinco renovações já decididas e algumas que foram negociadas na temporada passada (como as de Nacho e Ceballos), o clube tem margem para preparar a próxima extensão de contrato, que será a de Thibaut Courtois, que se encerra em 2026.
Em relação aos jogadores emprestados, como Joselu e Kepa, ambos já deixaram claro para o clube que querem permanecer no Real Madrid. Sobre os jogadores que já passaram dos trinta anos ou que o farão ao finalizar seus contratos atuais, como Luka Modrić, Dani Carvajal e Lucas Vázquez, o clube espera acompanhar seus desempenhos antes de decidir oferecer ou não a extensão do contrato por mais uma temporada.