Em 2015, o Real Madrid desembolsou mais de R$ 60 milhões para contratar Lucas Silva, na época com 21 anos e considerado uma grande promessa do Cruzeiro e do futebol nacional. Agora, o volante de 30 anos deixa o Grêmio e volta à Toca da Raposa para a sua terceira passagem pelo clube mineiro.
Embora não tenha conseguido se destacar na Europa, onde jogou apenas 42 partidas (33 pelo Olympique de Marselha e nove pelo Real Madrid) e teve de lidar com problemas cardíacos, Lucas Silva se tornou um jogador de muita rodagem no futebol brasileiro. Nas duas primeiras passagens pelo Cruzeiro, conquistou quatro títulos nacionais: duas vezes a Série A e duas vezes a Copa do Brasil. No Grêmio, participou de 150 jogos e contribuiu para a conquista do tetra consecutivo no Gauchão, entre 2020 e 2023.
Neste novo retorno à Toca da Raposa, Lucas Silva busca ter mais minutos do que vinha recebendo com Renato Gaúcho no Tricolor. Ele também terá a responsabilidade de ser um dos líderes de um Cruzeiro em reconstrução, visto que é um dos jogadores mais experientes do elenco e o que melhor conhece o clube.
Cruzeiro seguirá ativo no mercado
Lucas Silva não deve ser o único reforço do Cruzeiro nesta janela. O clube de Ronaldo Fenômeno está confiante para um acerto com outro volante, Flávio, de 27 anos, que pertence ao turco Trabzonspor. Ele é amigo pessoal do atacante Gilberto, que tem exercido um papel importante, ainda que de maneira informal, nas conversas com o jogador. Além disso, o Cruzeiro já decidiu que pretende negociar o atacante Edu e deve seguir em busca de outras movimentações nesta janela.