Real Madrid age na surdina e quer marca que nenhum time alcançou na história

No final de julho de 2023, o Real Madrid anunciou que sua receita para a temporada 2022-2023, sem considerar as transferências de jogadores, atingiu a marca de 843 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano fiscal anterior, superando pela primeira vez as receitas pré-pandêmicas de 757 milhões de euros (R$4 bilhões) na temporada 2018/19.

De acordo com um relatório publicado pela 2Playbook, essas cifras tem potencial para crescer ainda mais, projetando que o famoso clube espanhol vise ser o primeiro do mundo a faturar mais de 1 bilhão na temporada 2023-24.

Como o Real Madrid planeja aumentar seu faturamento em 2023-24?

Uma das razões para o crescimento previsto seria sua vitória contra a Hacienda, a autoridade fiscal espanhola. A controvérsia originou-se de divergências no pagamento aos agentes dos jogadores entre 2011 e 2015. No entanto, é previsto que a Audiência Nacional respalde os argumentos do clube em relação ao “IVA suportado e sua dedutibilidade no imposto sobre sociedades”.

Além disso, um dos pontos-chave para alcançar a meta de faturamento, de acordo com a 2Playbook, seria a renovação do acordo com a Legends como parceira de varejo até 2034, além de expandir para os bares do estádio.

O que mais contribui para o faturamento projetado do Real Madrid?

A plataforma ainda aponta para dois fatores adicionais que explicariam os números previstos para a temporada 2023-24. Primeiro, o time feminino do Real Madrid, com um orçamento próximo a 9 milhões para a temporada 2023-24, embora ainda esteja longe da rentabilidade.

Em segundo lugar, encontramos a seção de basquete do clube, que, apesar de seu sucesso esportivo, continua deficitária do ponto de vista econômico, registrando perdas de 27,8 milhões de euros (R$145 milhões), apesar do recorde de receitas na temporada 2022-2023.

Essa projeção de crescimento representa um passo significativo para o Real Madrid e serve como um indicativo preciso de como os grandes clubes de futebol estão buscando gerar receita e crescimento em meio ao cenário pós-pandemia.