Em 2025, um novo modelo será aplicado para o torneio do Mundial de Clubes da FIFA, competição que reúne os campeões de cada continente para disputar o trono de melhor clube do mundo. Atualmente, o dono desta posição é o clube espanhol, Real Madrid.
O time da capital espanhola possui 11 conquistas desde que o torneio começou a fazer parte do calendário futebolístico. Além disso, o Real é um dos poucos clubes do mundo que conseguiu levantar a taça em mais de uma temporada seguida.
Para se ter um nível de comparação, o clube mais próximo desse feito é o São Paulo, que conta com três títulos em três participações, sendo as duas primeiras de maneira consecutiva.
Porém, quando são analisados os números, a conta não fecha e surge o questionamento: se o Real possui 14 Champions League, como o clube disputou somente 11 edições do torneio?
Essa é uma dúvida de diversos entusiastas do futebol que não possuem amplo conhecimento da história do futebol mundial, entretanto, é comum que a maioria tenha essa dúvida.
Hoje, você entenderá o motivo do Real Madrid não ter a mesma quantidade de troféus do Mundial de Clubes comparados a Champions League. Além disso, verá também o retrospecto das últimas finais disputadas pelo time merengue.
Sumário
Quantidade de títulos mundiais do Real Madrid
Para entender toda essa história envolvendo o Real Madrid, é preciso estar atento às datas. A primeira edição da história da Champions League, torneio continental europeu que dá a vaga ao campeão para o mundial, aconteceu na temporada de 1955-56, com o Real Madrid se sagrando o primeiro campeão.
Já a primeira edição do torneio Mundial de Clubes aconteceu somente na temporada de 1960, fato esse que gera bastante polêmica por conta de um clube brasileiro. De qualquer forma, o torneio só passou a acontecer de forma oficial na década de 60, tendo como campeão o já pentacampeão europeu, Real Madrid.
Desde então o Real se tornou o maior campeão da história do torneio, tendo oito conquistas em onze edições disputadas. As derrotas do Real Madrid aconteceram em duas épocas completamente diferentes.
As quedas do time merengue no Mundial de Clubes
O primeiro mundial perdido foi na temporada de 1966, quando o time merengue enfrentou o Penãrol na grande decisão. Sem sua grande estrela, Di Stéfano, o Real Madrid não foi capaz de superar o time uruguaio, que se tornou o primeiro clube não europeu a bater o gigante Real.
As outras duas derrotas vieram na mesma temporada, isso graças a confusão entre a FIFA e a Toyota, antiga organizadora do Mundial. Na temporada de 2000, a entidade máxima do futebol decidiu criar uma espécie de mini Copa do Mundo entre os clubes, este que foi melhorado e será aplicado a partir de 2025.
Porém, a montadora de carros ainda organizava a Copa Intercontinental e decidiu organizar o torneio mesmo com a movimentação da FIFA. Acabou que na temporada de 2000 houveram dois torneios mundiais de clubes, e nos dois o Real Madrid foi derrotado.
O último mundial para o Real
Em fevereiro de 2023, o Real Madrid viajou até Marrocos para disputar sua 11° edição do Mundial de Clubes. Havia enorme expectativa de que a grande decisão seria disputada entre os merengues e o clube carioca, Flamengo.
Entretanto, o time do Rio de Janeiro foi superado na semifinal pelo Al-Hilal, time da Arábia Saudita, pelo placar de 3 a 2. O time do Oriente Médio chegou sem pressão alguma para a grande decisão contra o Real, e isso fez com que a partida fosse bem disputada.
Comandados por Vinicius Junior, o Real Madrid bateu o time arabe pelo placar de 5 a 3. A partida foi “tranquila” para o time espanhol, já que não chegou a sofrer de fato uma grande ameaça no placar, levando em consideração que o time esteve a maioria do jogo na frente por dois gols.
Vini Jr levou o prêmio de melhor jogador da competição, provando para o mundo que, atualmente, o camisa 20 é o grande nome desse elenco. Apesar de ser o atual campeão, o Real não irá disputar o próximo Mundial de Clubes, pois foi superado pelo Manchester City durante as semifinais da Champions League.
A decisão do torneio continental acontecerá neste sábado às 16:00 horas. Manchester City (ING) e Inter de Milão (ITA) são os protagonistas da grande final, o campeão será o próximo representante europeu no Mundial de Clubes.