Quando o Vasco colocou o símbolo do SBT na camisa para provocar a Globo?

Para os fãs e torcedores de futebol, muito provavelmente este episódio ficou marcado na história do Campeonato Brasileiro. O ano era 2000 e Vasco da Gama e São Caetano eram os finalistas. No jogo de ida, em São Paulo, um empate em 1 x 1. O jogo de volta seria em São Januário, território vascaíno. E seria ali, um dos episódios que até hoje traz consequências ao clube carioca.

O jogo em si nem chegou ao fim naquela tarde no Rio de Janeiro. O encontro foi interrompido depois que o alambrado do estádio desabou. O dirigente Eurico Miranda (Um dos grandes cartolas brasileiros) insistia para que a partida fosse retomada. Porém, os direitos de transmissão pertenciam a TV Globo e a mesma, decidiu interromper a cobertura da final entre os dois clube.

Essa negativa, gerou uma série de críticas e insatisfações do dirigente vascaíno e o jogo foi interrompido e a decisão adiada. O polêmico Eurico Miranda (1944-2019) já havia peitado a TV Globo inúmeras vezes em defesa do clube.

Porém nesse caso, a decisão de afrontar a emissora de uma maneira bem diferente, entrou no hall de momentos marcantes do futebol brasileiro. Após a queda do alambrado de São Januário, a data da grande final foi alterada para o ano seguinte.

Relembre como o logo do SBT foi parar na camisa do Vasco na final do Brasileiro 2000

Já em 2001, ficou acertado entre o clube dos 13, que o jogo seria no Maracanã. A data da nova partida seria em 18 de janeiro. Mas a surpresa ainda estava por vir. Quando os clubes entraram em campo, a reação de todos no estádio foi de surpresa à risadas. O Vasco entrou em campo com o logo do SBT, canal televisivo rival da TV Globo. E para ira do grupo Marinho, o clube não recebeu nada em troca, a não ser o “gostinho” de incomodar a emissora.

Em campo, e com o SBT na camisa, O Vasco venceu por 3 a 1 o São Caetano e foi declarado o campeão brasileiro de 2000. Mas neste caso, embora com o título, a brincadeira de Eurico Miranda custou caro e a direção da Globo suspendeu a cota televisiva que é pago com antecedência aos clubes, e a partir daí, uma série de reportagens e retaliações ao cartola e ao clube marcaram as grades de programação dos telejornais.

A Globo tentou ocultar a propaganda gratuita feito pelo time de futebol ao canal de Silvio Santos, mas foi uma tarefa impossível naquela tarde de sábado no Maracanã. Hoje as camisas que foram feitas para o jogo (tiragem exclusiva) são consideradas item raro, entre os colecionadores de camisas de futebol.