Quando o Real Madrid foi fundado?
O Real Madrid é, indiscutivelmente, um dos maiores clubes da história do futebol. Mas você sabe quando o Real Madrid foi fundado? Décadas e décadas de sucesso rondam o clube espanhol que tem a fama de ser imortal nas competições que participa. Sua relação com a Champions League é única e seus fãs reconhecem isso.
“Não brinquem com o Rei”, dizia uma faixa da torcida merengue no confronto com o Chelsea, pelas quartas de final da Champions de 2022. Títulos são a marca registrada do Real Madrid, então vamos conhecer mais da história desse grande campeão!
Qual o ano de fundação do Real Madrid?
O Real Madrid foi fundado em 6 de março de 1902, na época, o clube era conhecido como Madrid Football Club, e a sua criação foi impulsionada por um grupo de estudantes universitários, liderados por Julián Palacios. Outras figuras importantes foram os irmãos Juan e Carlos Padrós, que viriam a ser presidentes do clube.
O primeiro título veio logo três anos após sua fundação, com a conquista da Copa Espanhola sobre o Athletic Bilbao. O mesmo Bilbao que tiraria o título da primeira La Liga, em 1929, dando a liderança na última rodada para o maior rival do Madrid, o Barcelona.
Durante a Segunda República Espanhola, entre os governos do Rei Afonso XIII e da ditadura de Franco, o Real Madrid perdeu o ‘título’ de Real, e voltou a se chamar Madrid Football Club, perdendo também a coroa no seu símbolo.
A dominação da Europa
Pouco tempo após o fim da Guerra Civil Espanhola, o Real Madrid, liderado por Santiago Bernabéu na presidência e Di Stéfano junto a Puskás no campo, conquistou a Europa cinco vezes consecutivas.
Os espanhóis conquistaram a Champions League, que na época era chamada de Copa Europeia, entre as temporadas de 1955-56 até 1959-60, se estabelecendo como um dos maiores do continente.
O sucesso foi sendo mantido entre as décadas que se passavam, com nomes gigantes do futebol sempre aparecendo nos vestiários do Real Madrid.
Entre 1960 e 1980 foram 14 títulos da liga espanhola, conquistas que continuaram nas décadas de 80 e 90. Chegavam e partiam jogadores como Hiierro, Casillas, Roberto Carlos, Raúl, entre tantos outros.
O Real Madrid também teve sua era dos Galáticos na chegada de Florentino Pérez, que foi presidente duas vezes do clube, entre 200 e 2006, e entre 2009 até o momento. Na sua primeira passagem, os espanhóis contratavam nomes de peso regularmente, como Ronaldo, Figo e Zidane.
A política de contratações seguiu para a segunda passagem, com chegadas de Kaká, Xabi Alonso, Cristiano Ronaldo, além de outros jogadores que já estavam no elenco, como Sergio Ramos, Marcelo, Casillas, entre tantos outros.
Quantos títulos tem o Real Madrid?
Quando se fala em títulos, o Real Madrid é o primeiro clube a se lembrar, afinal, é um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo. Primeiramente, tem o recorde de 14 títulos da Champions League e outros 35 da liga espanhola.
Além disso, venceu cinco vezes o Mundial de Clubes da FIFA, uma delas sobre um clube brasileiro, o Grêmio, em 2017. No total, são 128 conquistas na sua história.
Quais os maiores jogadores do Real Madrid?
Dentre tantos recordes e títulos, a quantidade de jogadores grandiosos que passaram pelo Real Madrid é igualmente gigante.
Entre os destaques, não é exagero citar que Cristiano Ronaldo é um dos mais marcantes nessa história vitoriosa dos merengues. Afinal, com o português, o Real foi campeão quatro vezes da Champions, e Ronaldo ainda foi quatro vezes o melhor do mundo com a camisa dos espanhóis.
No entanto, nomes como Zidane, Ferenc Puskás, Di Stéfano, Raúl, também foram extremamente importantes para o Real Madrid chegar neste patamar atual.
Quais brasileiros já passaram pelo Real Madrid?
Atualmente, o Real Madrid é marcado pela presença protagonista dos brasileiros, afinal o elenco é recheado de jogadores que fazem a diferença para o time. Nomes como Rodrygo, Militão e Vinicius Jr. estão conquistando seu espaço na história do clube.
Contudo eles não foram os primeiros jogadores do Brasil que marcaram história no maior campeão da Champions League. Isso porque nomes como Ronaldo Fenômeno, Marcelo, Roberto Carlos e Casemiro são alguns dos brasileiros que estão entre os maiores nomes do futebol mundial e que já vestiram o manto do Real Madrid.