A sina de Robert Lewandowski continua. O polonês segue sem marcar gols em Copas do Mundo e, nesta terça-feira, 22 de novembro, desperdiçou uma chance de ouro para espantar esse “fantasma”. O atacante do Barcelona perdeu um pênalti no empate sem gols entre Polônia e México, pela primeira rodada do Grupo C do Mundial do Catar.
Mas o astro polonês ganhou um defensor de peso para o erro cometido por ele. Czesław Michniewicz, técnico da Polônia, saiu em defesa do atacante que, segundo o técnico, chegou arrasado ao vestiário do estádio 974 após o jogo:
“No vestiário após o jogo era óbvio que ele estava deprimido com essa situação (perda do pênalti). Mas grandes jogadores erraram seus pênaltis. Zico e Platini em Copa do Mundo, Maradona e muitos outros. Isso é futebol. É uma pena sobre Robert (Lewandowski). Eu sei o quanto ele queria fazer um gol na Copa do Mundo. Espero que as próximas oportunidades se traduzam em gols e acho que, bem, não foi fácil para ele porque havia bons meio-campistas físicos próximos a ele em contato constante. Era muito difícil para ele ganhar bolas porque essa era a tática do México. É assim que você joga contra Robert”
Jejum de gols em Copas do Mundo dura quatro jogos – ou 360 minutos
Este foi o quarto jogo de Lewandowski em Copas do Mundo. Na edição de 2018, na Rússia, ele foi titular nas três partidas da fase de grupos, mas passou em branco e não evitou a eliminação precoce da Polônia. Com o jogo desta terça-feira, agora já são 360 minutos sem gols (sem contar os acréscimos).
Com o empate, Polônia e México somaram um ponto e deixaram a Argentina na lanterna do Grupo C. A Polônia volta a campo no próximo sábado, 26 de novembro, às 10h (horário de Brasília), diante da Arábia Saudita, líder da chave após surpreender e vencer a Argentina de virada. Os árabes surpreenderam nesta terça e venceram a Argentina, tornando-se líderes do grupo.