O Campeonato Brasileiro chegou ao fim na última quarta-feira (6), e de maneira surpreendente, garantindo a 12ª taça do Palmeiras. O clube paulista proporcionou uma virada de chave impressionante, especialmente no segundo turno, quando o Botafogo passou a tropeçar, deixando a vaga que assumiu ainda na terceira rodada. O Verdão não perdeu tempo.
Assim, o Palmeiras encerra sua participação com 70 pontos, 20 vitórias, 10 empates e 8 derrotas. Com o importante feito, o Verdão é pela terceira vez, bicampeão do Brasileirão (1972-1973 / 1993-1994 / 2022 – 2023). Antes de completar a terceira meta, o clube paulista estava empatado com o Flamengo, que garantiu as conquistas em 1982 – 1983 e 2019 – 2020.
Por ter alcançado a primeira posição, o Palmeiras será premiado com o valor de R$ 45 milhões. A taça chegou apenas na última rodada do Campeonato Brasileiro, enfrentando o Cruzeiro no Estádio Mineirão. Como o Verdão já estava praticamente com a taça, considerando a distância de saldo de gols para o segundo colocado (até então o Atlético-MG), qualquer resultado seria benéfico.
Palmeiras conta em mais um momento com Endrick
O Cruzeiro ainda tentava uma vaga na Copa Sul-Americana, e pressionou o Palmeiras durante parte do primeiro tempo. No entanto, contando com uma falha da defesa, o Verdão conseguiu abrir o placar aos 20 minutos, contando em mais um momento com o talento de Endrick. O jogador bateu de cavadinha, o goleiro Rafael Cabral defendeu mas permitiu que o jovem balançasse as redes.
Na temporada, o Flamengo encerrou a participação sem títulos, algo que provavelmente proporcionará uma mudança drástica para 2024. Na tabela, o clube terminou na quarta posição, acumulando 66 pontos, os mesmos do Atlético-MG, que terminou em terceiro. O Galo ainda possuía chances matemáticas de título, mesmo que remotas, mas não buscou a diferença de saldo de gols.