Na última quarta-feira (6), o Santos confirmou o primeiro rebaixamento de toda a sua história, após derrota em 2 a 1 para o Fortaleza, na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os torcedores se mostraram visivelmente revoltados, enquanto alguns ídolos do clube demonstraram apoio ao time, como Neymar. Robinho, velho conhecido do Peixe, também deve se entristecer com a situação.
Vale ressaltar que o jogador que se tornou ídolo do Santos, perdeu grande prestígio da torcida com a acusação de agressão sexual, contra uma mulher albanesa na Itália. A situação ficou ainda pior para Robinho, que foi condenado à nova anos de prisão ainda em 2019. No entanto, como o jogador “correu” para o Brasil, ainda não cumpriu a pena determinada, considerando a Constituição Brasileira.
No país, não é permitido que cidadãos brasileiros sejam extraditados, independente da condenação confirmada. Ainda em 2020, Robinho chegou a voltar aos gramados para vestir a camisa do Santos, considerando que seria aceito por ser o time onde foi revelado. No entanto, com inúmeros protestos devido à condenação, incluindo parceiros do Peixe, o clube rompeu o contrato.
Justiça da Itália deseja que Robinho realize a pena no Brasil
Naquela época, o Santos ignorou uma condenação por estupro, assim como diversas equipes que tentaram contar com o atleta em seguida. No entanto, a força dos torcedores segue deixando Robinho distante dos gramados e da mídia. Em uma tentativa da Justiça da Itália, o intuito era que o atleta pudesse realizar a pena no Brasil, algo que ainda não proporcionou um desfecho positivo.
O Santos vive momento completamente inesperada em 2023, e deve se preparar para a nova realidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira (6), o clube contou com grandes oportunidades de permanecer na Primeira Divisão, até mesmo considerando o fracasso de Vasco e Bahia. No entanto, os dois clubes que também brigavam contra o Z-4, venceram.