O Manchester City não só conquistou a Champions League da temporada, como também confirmou sua presença no Mundial de Clubes da Fifa a ser disputado no final do ano, além do Super Mundial previsto para ter início a partir de 2025, que já conta com a dupla brasileira Flamengo e Palmeiras no formato inédito de 32 times.
Para o novo modelo do Mundial de Clubes da Fifa, a Uefa tem direito a 12 vagas, enquanto a Conmebol tem direito a seis. AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte e Central) têm direito a 4 vagas cada.
O molde estabelece que os campeões continentais dessas confederações entre 2021 e 2024 terão o passaporte carimbado para a disputa do Super Mundial. Desta forma, Flamengo e Palmeiras já estão confirmados para representarem a Conmebol, enquanto Chelsea, Real Madrid, e agora por último Manchester City, representarão a Uefa.
As demais vagas da Conmebol e Uefa serão definidas por meio de ranking local que contará com critérios a ser definidos que avaliarão o período. A OFC (Oceania), por sua vez, conta apenas com uma vaga, que pertencerá ao campeão do continente melhor colocado.
Manchester City no caminho de Flamengo e Palmeiras
No último sábado (10), o Manchester City superou a Inter de Milão, por 1 a 0, em Istambul, na Turquia, e faturou seu primeiro título da Champions League da Uefa. Sendo assim, tornou-se um possível adversário de Flamengo e Palmeiras no Super Mundial de Clubes da Fifa.
Além disso, o City pode ser adversário do Fla ou Verdão no Mundial ainda nesse ano, pois os dois clubes brasileiros são os últimos vencedores das últimas edições da Copa Conmebol Libertadores e candidatos ao título do torneio dessa temporada que levaria à classificação para o torneio de 2023, enquanto os ingleses já estão na competição por vencer a UCL.
Os cariocas e paulistas seguem vivos em busca pela “Glória Eterna” pela quarta vez na história de ambas as equipes.