Após a heroica classificação da Seleção do Japão para as Oitavas de Final da Copa do Mundo de 2022, o jornalista Takeshi Nijima, da Fuji TV, afirmou que o futebol japonês deve muito ao Brasil. O mesmo elogiou o centroavante Leandro Damião, que segundo ele “é o melhor do país”
“Nos anos 90, Zico, Dunga, Leonardo e Alcindo ajudaram a revolucionar o futebol japonês. E, ainda hoje, a J-League tem muitos jogadores brasileiros. O melhor centroavante do país, por exemplo, é o Leandro Damião, que fortaleceu muito o Kawasaki Frontale no nível asiático”, disse o jornalista.
Apesar dos elogios, a campanha que o Japão está fazendo na Copa do Mundo surpreende até o próprio povo japonês.
“A nossa expectativa era ser terceiro lugar no grupo. Ninguém esperava que fôssemos ganhar da Espanha e da Alemanha. E também ninguém esperava que fôssemos perder para a Costa Rica. Todos os japoneses estão felizes, mas também muito surpresos com a nossa campanha no Mundial”, explicou Takeshi.
A Seleção Japonesa entra em campo na segunda-feira, ás 12h (horário de Brasília), no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, pelas Oitavas de Final da Copa do Mundo, contra a equipe da Croácia. Vale lembrar que o Japão pode enfrentar o Brasil em uma eventual fase de Quartas de Final.
“Queremos chegar às quartas de final, contra o Brasil, e quem sabe até mais longe. Este é o nosso sonho”, finalizou Takeshi.
Números de Leandro Damião
Com a camisa do Kawasaki Frontale, Damião já participou de 156 partidas, marcou 66 gols e deu 26 assistências. Já pelo Inter, o camisa 9 disputou 182 jogos, anotou 78 gols e deu 28 assistências.