Nesta quinta-feira (30), a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro segue a todo vapor, especialmente com confrontos que poderão movimentar a parte de cima e a parte de baixo da tabela. O Grêmio, por sua vez, receberá o Goiás em casa, e enxerga a vitória como obrigação, especialmente para se livrar da sequência negativa, de duas derrotas consecutivas, para Corinthians e Atlético-MG.
Com os últimos resultados, levando em consideração o desempenho dos adversários, o sonho do título ficou mais distante. Ainda assim, o objetivo pode ser aproveitar as chances matemáticas para garantir a vaga para a Copa Libertadores da América de 2024. Caso conquiste a vitória contra o Goiás, a partir das 19h, na Arena, o Grêmio garante ao menos um lugar na etapa preliminar do torneio.
Vale ressaltar que a classificação para a Libertadores poderia ser uma carta na manga para o Grêmio, pensando na possibilidade de continuidade de Luis Suárez, principal peça do elenco. Ainda em julho, o clube gaúcho e o atleta entraram em um acordo, decidindo antecipar o fim do contrato do uruguaio para dezembro de 2023, um ano antes do que foi pensado em um primeiro momento.
Grêmio volta a sonhar com a Libertadores
Suárez garantiu um acordo válido com o Grêmio nos últimos dias de 2022, chegando em Porto Alegre logo na primeira semana de janeiro. A contratação atraiu olhares de todo o futebol brasileiro, especialmente por ser uma contratação imensurável no ano de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Com o contrato, o atleta ficaria até dezembro de 2024.
O último momento em que o Grêmio participou da Copa Libertadores da América foi em 2021, logo no ano do rebaixamento à Segunda Divisão. Na época, o clube iniciou o torneio continental ainda na etapa preliminar. Inicialmente, superou o Ayacucho-PER, mas depois, acabou sendo eliminado pelo Independiente del Valle-ECU. Assim, ficou de fora da fase de grupos.