Há atletas que acabam criando uma imagem por conta de suas posturas e estilo de jogo. Mas pouca gente para pra analisar que o futebol é a profissão dos atletas e eles não são necessariamente as mesmas pessoas fora das quatro linhas. Um exemplo disso é o goleiro argentino Emiliano Martínez, campeão do Mundo com a Argentina no Catar, em 2022, que carrega a fama de catimbeiro, encrenqueiro e provocador.
Mas fora de campo, o jogador protagoniza atitudes que vão muito além das grandes defesas e o faz ter a imagem ruim repensada. O goleiro, herói na decisão contra a França nos pênaltis, arrecadou o valor de R$ 235,8 mil das luvas que utilizou na final da Copa do Mundo, e doou o montante para o Departamento de Oncologia do Hospital Público Pediátrico de Buenos Aires.
“Não jogamos uma final do Copa do Mundo todos os dias. Mas é muito mais importante ajudar uma criança do que ter minhas luvas guardadas em uma caixa em casa”, disse Emiliano Martínez em entrevista.
Goleiro argentino é tão polêmico quanto vitorioso
Protagonista na decisão entre Argentina e França, Emiliano Martínez recebeu a ‘Luva de Ouro’, prêmio dado ao melhor goleiro do torneio. Além disso, no final de fevereiro, ‘Dibu’, como é carinhosamente conhecido, foi eleito o melhor goleiro do mundo no prêmio ‘Fifa The Best’.
O titular do Aston Villa, da Inglaterra, desbancou o favorito Thibaut Courtois, do Real Madrid, e também o marroquino Yassine Bounou, do Sevilla, para faturar a prestigiada honraria pela 1ª vez na carreira.