O futebol brasileiro tem dominado a Libertadores nos últimos anos. Nas últimas cinco edições do torneio, clubes brasileiros ergueram a taça em quatro oportunidades.
A edição deste ano pode reafirmar esse cenário, com três equipes brasileiras na semifinal da competição.
Brasileiros dominam a Libertadores
O Brasil possui três representantes na Libertadores: Palmeiras, Internacional e Fluminense. Nas partidas de ida das quartas de final, todos os brasileiros venceram e encaminharam bem a vaga para a semifinal.
Quem está mais tranquilo é o Palmeiras. Os comandados de Abel Ferreira venceram o Deportivo Pereira-COL por quatro a zero, fora de casa, e a tendência é que o técnico entre com um time misto no duelo de volta.
O Fluminense também tem uma boa vantagem diante do Olimpia-PAR. O Tricolor venceu a ida, no Maracanã, por dois a zero e pode perder por até um gol de diferença jogando no Paraguai.
Por fim, o Internacional conseguiu um resultado histórico jogando contra o Bolívar-BOL na altitude de La Paz. O Colorado venceu por um a zero e leva a vantagem para o Beira-Rio.
Se os resultados forem confirmados, será a 3ª vez seguida que três clubes brasileiros chegam nas semifinais da Libertadores, o que pode justificar o domínio do Brasil nos últimos anos. Confira as equipes que estiveram nas semifinais nos anos anteriores:
— 2021: Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Barcelona de Guayaquil-EQU
— 2022: Palmeiras, Athletico Paranaense, Flamengo e Vélez Sársfield-ARG
A grande final da Libertadores está marcada para o dia 4 de novembro e será realizada no estádio do Maracanã.