O Fortaleza conquistou uma campanha memorável ao comando do técnico Juan Pablo Vojvoda, e conseguiu superar o Corinthians na semifinal da Copa Sul-Americana, avançando para a sonhada decisão. O Leão foi o primeiro a se classificar, no entanto, já conhece o próximo adversário do torneio: a LDU. Em mais um momento, resta ao clube nordestino, quebrar um importante tabu.
Além de ir em busca de um título inédito em sua história, uma marca ao futebol nordestino em geral, o Fortaleza tentará ser o primeiro time brasileiro a derrotar os equatorianos numa final internacional. Na trajetória, o Leão será o quarto clube do Brasil que a LDU enfrentará em uma decisão de uma competição continental, um desafio extra para ficar com a taça.
Anteriormente, a equipe que conta com Paolo Guerrero no elenco, já derrotou o Fluminense na Copa Libertadores de 2008, no estádio Maracanã; derrotou o Internacional na decisão da Recopa de 2009 e, por fim, enfrentou novamente o Fluminense e venceu, também em 2009, mas na decisão da Sul-Americana. Por isso, o Brasil deixa a rivalidade de lado, em torcida pelo Fortaleza.
Fortaleza busca título contra equipe experiente
Assim, em confronto contra o Fortaleza, a LDU tentará seguir com o tabu, em busca do bicampeonato da Sul-Americana, após 14 anos de sua primeira taça. No entanto, desta vez, o desafio chega de uma outra maneira, já que a final acontecerá em confronto único, em um estádio neutro. A decisão será realizada em Punta Del Este, no Uruguai, no dia 28 de outubro.
O estádio do desafio será Domingo Burgueño Miguel, do Deportivo Maldonado, que tem capacidade para apenas 25 mil torcedores. No confronto contra o Corinthians, o Fortaleza não deixou dúvidas de que está vivo e brigará pela taça. No confronto de ida, na Neo Química Arena, o confronto terminou em 1 a 1, enquanto na Arena Castelão, o Leão venceu por 2 a 0.