O Fortaleza vive temporada repleta de emoções, mas não vem apresentando um bom futebol, desde um pouco antes da derrota na final da sonhada Copa Sul-Americana. Na decisão contra a LDU, no Uruguai, representando o Brasil na competição, o Laion acabou levando a pior nos pênaltis, algo que aparentemente tem interferido em seus últimos resultados, encerrando um importante período.
Ao comando de Juan Pablo Vojvoda, técnico extremamente elogiado pelo trabalho no clube, o Fortaleza não vence há sete jogos na temporada de 2023. Esta representa a pior sequência do time desde a chegada do treinador. Para se ter noção, a última vitória da equipe aconteceu há mais de um mês, quando derrotou o América-MG, em casa, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
No total, são seis jogos pelo Brasileirão e apenas um pela Copa Sul-Americana. A sequência negativa iniciou ainda em 18 de outubro. Desde então, foi derrotado em 2 a 1 para o Cuiabá, empatou em 1 a 1 junto ao Athletico-PR, foi derrotado em 2 a 0 para o Flamengo, em 3 a 1 para o Atlético-MG, empatou em 1 a 1 com a LDU, e perdeu para Bahia (2 a 0) e Vasco da Gama (1 a 0).
Fortaleza busca virada de chave na temporada
No entanto, não é a pior sequência ao comando do técnico argentino. Na temporada de 2022, ainda no início do no, a equipe completou os oito primeiros jogos sem qualquer tipo de triunfo. No total, acumulou seis derrotas e dois empates. Naquela época, a grande preocupação era em relação à presença do time no Z4. A equipe passou o primeiro turno todo na zona de rebaixamento.
Na temporada de 2021, o Fortaleza completou seis jogos consecutivos sem nenhuma vitória. No total, foram três empates e três derrotas entre as rodadas 16 e 21 do Campeonato Brasileiro. Na tabela do Brasileirão, a equipe ocupa a 12ª posição, acumulando 43 pontos. O seu próximo desafio no torneio será o Cruzeiro, em confronto pela 30ª rodada.