Gabigol ainda pode disputar o Mundial no Catar. Mas calma, não é pela seleção brasileira. Acontece que a Fifa trabalha como maior possibilidade realizar o Mundial de Clubes de 2023 no Catar, país onde está sendo disputada a Copa do Mundo. A competição tem participação de Flamengo (campeão da Libertadores) e Real Madrid (campeão da UEFA) e deve ocorrer em fevereiro do ano que vem.
O período mais provável para a realização do Mundial de Clubes é de 1º a 11 de fevereiro de 2023. Essa seria a época menos danosa para o calendário sul-americano. A data também possibilitaria aos clubes mais tempo de preparação e uma competição disputada no início da temporada, e não ao final, como habitualmente ocorre.
Flamengo já disputou um Mundial de Clubes no Catar
A ideia da federação internacional seria, desta forma, aproveitar a estrutura já utilizada na Copa do Mundo 2022. Seria uma volta da competição ao país árabe que realizou o Mundial de Clubes em 2019, justamente quando o Flamengo enfrentou o Liverpool na grande final – e acabou derrotado pelos ingleses.
Caso a definição não seja pela realização do Mundial de Clubes no Catar, a Fifa estuda, entre outras alternativas, manter a competição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde correram as duas últimas edições, ambas com participações do Palmeiras, campeão da libertadores em 2020 e 2021.
No entanto, a Fifa ainda enfrenta questões para o patrocínio da competição. Por isso, há ainda a discussão sobre a sede. O atual modelo de Mundial de Clubes não é rentável para a entidade e, por isso, há a promessa de criar um novo formato para o futuro.
Além de Flamengo e Ral Madrid, o Wydad Casablanca (campeão da Liga dos Campeões da África), o Seattle Sounders (campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF) e o Auckland City (campeão da Liga dos Campeões da Oceania) também estão classificados para a disputa do Mundial de Clubes.