No próximo domingo (19), Barcelona e Real Madrid vão escrever mais um capítulo do El Clasico, um dos maiores do mundo, pelo campeonato espanhol. O duelo também fica marcado por colocar em campo as camisas mais valiosas do futebol mundial.
Real Madrid e Barcelona são os clubes que mais possuem receita de patrocínio e material esportivo em suas camisas. O Real é o líder do ranking, com um faturamento total de 190 milhões de euros. O Barcelona vem logo atrás com 175 milhões de euros.
Ranking das camisas mais valiosas do mundo
Apenas dois clubes do futebol mundial chegam perto de desbancar Real Madrid e Barcelona: Manchester City e PSG. Ambos são gerenciados por fundos de investimentos árabes (o City dos Emirados Árabes e o PSG do Catar).
Por isso, recebem muita receita dos patrocinadores, mas ficam atrás no repasse do fornecedor de material esportivo. Nesse caso, quem mais chega próximo da dupla espanhola é o Manchester United. Confira as 10 camisas mais valiosas do mundo abaixo (valores por ano):
1º – Real Madrid
Material esportivo — Adidas: 120 milhões de euros
Patrocinador — Emirates: 70 milhões de euros
2º – Barcelona
Material esportivo — Nike: 105 milhões de euros
Patrocinador — Spotify: 70 milhões de euros
3º – Manchester City
Material esportivo — Puma: 76 milhões de euros
Patrocinador — Etihad Emirates: 79 milhões de euros
4º – PSG
Material esportivo — Nike: 80 milhões de euros
Patrocinador — Qatar Airways: 69 milhões de euros
5º – Manchester United
Material esportivo — Adidas: 88 milhões de euros
Patrocinador — Team Viewer: 55 milhões de euros
6º – Arsenal
Material esportivo — Adidas: 71 milhões de euros
Patrocinador — Emirates: 47 milhões de euros
7º – Chelsea
Material esportivo — Nike: 70 milhões de euros
Patrocinador — Three: 47 milhões de euros
8º – Bayern de Munique
Material esportivo — Adidas: 60 milhões de euros
Patrocinador — T Mobile: 50 milhões de euros
9º – Juventus
Material esportivo — Adidas: 55 milhões de euros
Patrocinador — Jeep: 45 milhões de euros
10º – Liverpool
Material esportivo — Nike: 35 milhões de euros
Patrocinador — Standard Chartered: 47 milhões de euros