Com os novos modelos de transmissão que estão chegando ao Brasil, parece ter chegado ao fim o longo monopólio do Grupo Globo, que detinha o direito de transmissão de todos os jogos das principais competições, como Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, por exemplo. Agora, a exibição das partidas das mais diversas competições foram pulverizadas entre TV aberta, TV fechada e streaming.
Mas, recentemente, o torcedor assinante do canal fechado SporTV (que pertence ao Grupo Globo), recebeu uma excelente notícia. Até então, funcionava assim: o torcedor está sentado no sofá para assistir ao seu time em campo. Sintoniza no SporTV, mas minutos antes de começar o jogo, o canal fechado te encaminha para uma reprise qualquer porque sua região é a mesma onde aconteceria a partida. Tal situação não irá mais ocorrer no Brasileirão 2023.
O SporTV irá transmitir dois jogos por rodada, sem o chamado “bloqueio de praça”, que nada mais é que o fechamento do sinal para espectadores da mesma região onde aconteciam as partidas. Desta forma, quando o canal fechado anunciar uma partida do Inter no Beira-Rio, torcedores gaúchos poderão assistir sem precisar sintonizar no pay-per-view Premiere.
Brasileirão em horário nobre e com transmissão em 4K
O SporTV terá um horário considerado nobre. Serão os jogos dos sábados às 21h, este espaço inclusive será o único com transmissão em 4K (resolução de tela ou vídeo de no mínimo 2.160 pixels de altura).
O primeiro jogo que teve transmissão em 4K já aconteceu o último sábado (15), quando o Atlético Mineiro recebeu o Vasco no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. O sinal nesta qualidade de imagem ficará disponível em canais extras de operadoras de TV paga e, obviamente, o televisor precisará suportar tal tecnologia.