Ex-Flamengo, lateral do São Paulo vai comentar Copa do Mundo

Não é de hoje que ex-jogadores assumem a função de comentaristas após pendurarem as chuteiras. Mas a prática tem ficado cada vez mais comum nos últimos anos. Em alguns casos, os atletas praticamente deixam o campo diretamente para a cabine de imprensa. Outros ainda sequer se aposentaram e já dividem as funções. Caso de Rafinha, lateral-direito do São Paulo, novo contratado da Globo para as transmissões da Copa do Mundo Catar 2022.

Com passagens marcantes por Flamengo e Bayern de Munique, da Alemanha, Rafinha vai comentar jogos ao lado do ex-jogador Paulo Nunes e do narrador Gustavo Villani na TV aberta. Ele se junta a outros contratado especialmente para o Mundial do Catar, como Zé Roberto, Formiga e Diego Ribas, que se despediu do futebol no último domingo, 13 de novembro, e foi companheiro de Rafinha na conquista do Brasileirão e da Libertadores, em 2019, com a camisa do Flamengo.

Copa do Mundo será transmitida com exclusividade pelo Grupo Globo nas TVs aberta e por assinatura

No Qatar, a Globo terá pouco mais de 70 profissionais enviados, com destaque para os narradores Galvão Bueno e Luis Roberto, para TV aberta, e Luiz Carlos Jr. e Milton Leite, na TV paga (Sportv), além dos times de repórteres e comentaristas.

Ao todo, contando o pessoal que ficará no Brasil, a cobertura vai envolver cerca de 500 pessoas. Outro destaque da Copa na Globo será a participação de Renata Silveira como a primeira mulher a narrar uma edição do maior evento de futebol do planeta na TV aberta. Além disso, a emissora terá Ana Thais Matos fixa no time de transmissões da seleção brasileira, ao lado de Galvão Bueno, Roque Júnior e Júnior.

A Copa do Mundo começa no próximo dia 20 e vai até 18 de novembro. A Globo terá a exclusividade da competição na TV aberta e também na TV por assinatura, com o SporTV. Na internet, a emissora mostrará os jogos no Globoplay, mas terá a concorrência do streamer Casimiro, que transmitirá 22 partidas em suas plataformas digitais.