Endrick vive um grande momento. Autor de dois gols na virada heroica do Palmeiras por 4 a 3 sobre o Botafogo na última quarta-feira (1), o atacante ocupa a posição de terceiro maior artilheiro sub-17 do mundo.
Foram 13 gols desde a sua estreia profissional, há cerca de um ano. Os números são bem superiores se comparados a outras promessas, que já estão no futebol europeu, como: Lamine Yamal, do Barcelona, Warren Zaire-Emery, do Paris Saint Germain.
Entre os atletas que atuam em ligas relevantes e que ainda não completaram 18 anos, Endrick só fica atrás de Milos Lukovic, que atua no IMT Belgrado, da Sérvia, e soma 25 gols, e Roony Bardghji, jogador sueco que defende o Copenhagen, da Dinamarca, e tem 14 tentos.
A título de comparações, Endrick tem menos jogos do que os outros dois jovens. O atacante soma 53 partidas desde que se tornou profissional. Lukovic, por exemplo, entrou em campo 62 vezes. Já Bardghji acumula 63 duelos e está em seu segundo ano como profissional. No quesito média de gols, o sérvio fica a frente com 0,40; o brasileiro tem 0,24; e o sueco 0,22.
Confira o top-10 maiores artilheiros sub-17 do mundo; Endrick, do Palmeiras, é o terceiro colocado
- Milos Lukovic (SER, IMT Belgrado): 25 gols como profissional
- Roony Bardghji (SUE, Copenhague): 14 gols
- Endrick (BRA, Palmeiras): 13 gols
- Can Uzun (TUR, Nuremberg): 8 gols
- Faniel Tewelde (NOR, Odd): 5 gols
- George Ilenikhena (NIG, Royal Antuérpia): 5 gols
- Kendry Páez (EQU, Independiente del Valle): 5 gols
- Oscar Schwartau (DIN, Brondby): 5 gols
- Lucas Bergvall (SUE, Djugarden): 4 gols
- Gianluca Prestiani (ARG, Vélez Sarsfield): 3 gols
Fonte: “UOL Esporte”.