Thierry Hassanaly, CEO da Good Game!, responsável por avaliar a arbitragem no Campeonato Carioca na temporada de 2024, confirmou algo que surpreendeu os torcedores espalhados pelo Brasil, que possuem convicção de que uma manipulação ocorreu em determinadas partidas do Brasileirão de 2023, no qual o Palmeiras terminou como campeão.
“Sobre algumas partidas do Brasileirão, baseado em nossas ferramentas, tecnologia e soluções, estamos 99% convencidos de que alguns jogos foram manipulados”, afirmou Thierry em entrevista para o ‘ge’. “É muito difícil que a manipulação envolva todo o time, todos os jogadores. Normalmente, um, dois ou três jogadores”, completou.
O intuito da Good Game! é ampliar a parceria estabelecida com a Ferj, além de buscar outros acordos espalhados pelas federações no Brasil. Thierry deseja um aprimoramento em relação ao desempenho da arbitragem nacional, além de buscar identificar cada vez mais os possíveis casos de manipulação de jogos. O assunto tem ganhado visibilidade, no entanto, de maneira negativa.
John Textor atua em assunto sobre o Brasileirão
Vale ressaltar que o proprietário da SAF do Botafogo, John Textor, é considerado o responsável por introduzir a empresa à Ferj. Na temporada de 2023, solicitou relatórios referentes às partidas do clube no Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o profissional ficou marcado por questionar determinados resultados do torneio, que “tiraram” o Fogão da liderança.
“Em algum momento, o que entendo, é que alguém do Botafogo, até mesmo John Textor, mostrou o relatório para a Federação [Carioca]. Essa pessoa ficou impressionada e disse que queria nos conhecer”, contou. “Tudo que produzimos pode ir para o tribunal. Tudo que dizemos tem que ser 99% correto. Por isso, quando dizemos que uma partida é manipulada, temos 99% de certeza”, finalizou.