Nesta semana, foi confirmado que Julian Nagelsmann, conhecido por sua competência como treinador no cenário europeu, assumirá como treinador da Seleção Alemã de Futebol Masculino. Aos 36 anos, Nagelsmann substitui Hansi Flick, que deixou o comando da seleção depois da derrota de 4 a 1 para o Japão em um amistoso internacional.
Essa notícia chama bastante atenção, até porque a passagem de Flick no comando da equipe não foi das melhores. A sua única participação em um grande torneio terminou com a eliminação da Alemanha ainda na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022.
Quem é Julian Nagelsmann?
Conhecido pela sua competência e tenacidade, Julian Nagelsmann já teve passagens de destaque pelo Bayern de Munique e RB Leipzig. No último, ele levou o clube às suas primeiras semifinais da Liga dos Campeões. Além disso, Nagelsmann também passou três anos no Hoffenheim.
Apesar de ter despertado o interesse de grandes clubes como Chelsea, Tottenham Hotspur e Paris Saint-Germain neste último verão, esses clubes acabaram optando por Mauricio Pochettino, Ange Postecoglou e Luís Enrique, respectivamente.
O que esperar da Alemanha sob o comando de Nagelsmann?
Com a Eurocopa 2024 começando em 14 de junho, o novo treinador terá três pausas internacionais para se preparar para o torneio. Como a Alemanha se qualifica automaticamente para os Euros como nação anfitriã, o primeiro jogo competitivo de Nagelsmann no comando será a partida de abertura do grupo.
O histórico recente da seleção alemã inclui eliminações na fase de grupos nas duas últimas Copas do Mundo e uma eliminação nas oitavas de final da Euro 2020. O próximo compromisso da equipe será no dia 14 de outubro, num amistoso contra os Estados Unidos, seguido de outro amistoso contra o México.
Como a comunidade do futebol está reagindo?
A escolha por Julian Nagelsmann para assumir o comando da Seleção Alemã de Futebol Masculino agradou a comunidade do futebol. Rudi Voller, diretor esportivo da Federação Alemã de Futebol (DFB), elogiou a escolha, afirmando que Julian era o candidato preferido quando começaram as buscas.
“Ele não é apenas um expert absoluto em futebol, mas já comprovou em todas as suas posições, mesmo sendo muito jovem para um treinador, que pode motivar e inspirar uma equipe e todo o ambiente”, destacou Voller.