Na última quarta-feira (6), os torcedores e as equipes do futebol nacional se despediram do Brasileirão de 2023. O desfecho foi emocionante até o último minuto, tanto em relação ao G-4, com as equipes que se classificam de maneira direta para a Copa Libertadores, quando ao Z-4, sobre as equipes confirmadas para a Série B de 2024. Por incrível que pareça, a Argentina teve destaque no torneio.
De acordo com dados fornecidos pelo portal ‘Transfermarkt’, a Argentina foi o país estrangeiro com mais gols no Campeonato Brasileiro de 2023. No total, são 38 jogadores presentes em clubes do futebol nacional, 847 jogos disputados, além de 83 gols marcados. Em comparação, o Uruguai é o terceiro colocado, com 29 jogadores, 552 jogos e 63 tentos.
Para fechar o Top-5, está a Colômbia, com 16 jogadores, 221 jogos disputados e 21 gols marcados, além do Paraguai, com 12 atletas, 180 partidas e 20 tentos. O campeão Brasileiro foi o Palmeiras, garantindo sua 12ª taça da história, em uma virada de chave impressionante. O clube paulista encerrou a participação com 70 pontos, dois a mais em relação ao Grêmio, o segundo colocado.
Brasileirão termina de maneira dramática aos clubes brasileiros
Na parte de cima da tabela, quem sai nitidamente decepcionado é o torcedor Botafogo, clube que assumiu a liderança ainda na terceira rodada, mas proporcionou um segundo turno irregular, deixando a vaga de campeão para o Palmeiras. Antes da 38ª rodada, o segundo colocado era o Atlético-MG, que ainda acumulava chances matemáticas de título, mesmo que remotas.
No entanto, o Galo deveria acumular um saldo de gols quase impossível e torcer para uma derrota do Palmeiras. O Verdão acabou empatando no Mineirão, enquanto o Atlético-MG foi derrotado por 4 a 1 para o Bahia. Com o resultado, além de outros números da rodada, o Tricolor de Aço acabou se salvando de um rebaixamento. A última vaga ficou para o Santos.