Dorival Júnior bate o martelo sobre técnico estrangeiro na Seleção Brasileira

Em entrevista ao SporTV, o ex-treinador da equipe do Flamengo, Dorival Júnior, disse que não é a favor de um estrangeiro comandando a Seleção Brasileira. Apesar da fala do técnico, Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e Pep Guardiola estão na mira da CBF.

Dorival que assumiu o Flamengo no meio do ano, arrumou o time e o conduziu aos títulos da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores, também é um dos cotados a assumir o cargo na Seleção Brasileira. Além dele, Mano Menezes, Fernando Diniz e Renato Gaúcho também estão no páreo.

“Não acho que (a seleção) deva ter (técnico estrangeiro). A não ser que seja o melhor treinador do mundo, que, na minha opinião, é o Guardiola. Se não for esse cara, não é para ter. É para ter um brasileiro. Nós ganhamos cinco Copas do Mundo não só por ter grandes jogadores, sempre tivemos um grande comandante também. Eu acho que a gente tem que parar um pouco com isso [de só pedir estrangeiro]”, analisou.

Vale lembrar que nas últimas quatro edições de Copa do Mundo (2006, 2010, 2014 e 2018) o Brasil foi eliminado por seleções europeias.

“Eu não vejo treinador brasileiro com essa defasagem que todo mundo comenta. Desde 2013 que eu saio para observar trabalhos aí fora. Eu vou ser muito sincero. Eu não vi nada diferente daquilo que se implantava dentro do país. Algumas variações, sim, mas nada que chamasse tanta atenção. Nós temos que entender: eles (europeus) passaram a se preocupar e estudar em futebol há mais de 30 anos”, completou.

“É lógico (que a gente demorou para começar a estudar futebol). A CBF se preocupou com isso? Nós (técnicos) nos preocupamos com isso? As federações? Tanto é que o nosso curso, até hoje, não é reconhecido fora do país. A Uefa não reconhece os nossos cursos, até hoje. Então recebemos profissionais de todo o mundo, e não podemos ir para Portugal trabalhar. Não adianta. Não temos condições, a Uefa não atende a nossa licença.”, finalizou

Os candidatos a treinador da Seleção Brasileira a partir de 2023

Abel Ferreira – Bicampeão da Libertadores, vice-campeão Mundial e atual campeão brasileiro pelo Palmeiras, Abel Ferreira vem fazendo excelente trabalho desde que chegou ao futebol brasileiro. Tem apoio dos jornalistas e pode ser o primeiro estrangeiro a assumir o comando da Seleção Brasileira.

Fernando Diniz – O atual treinador do Fluminense tem apoio de Ronaldo e de vários atletas da Seleção Brasileira por conta de seu futebol envolvente chamado de ‘Dinizismo’.

Pep Guardiola – Considerado por muitos um dos melhores treinadores de todos os tempos, Guardiola está fazendo um ótimo trabalho no Manchester City, conquistando quatro das últimas cinco edições de Premier League. O salário astronômico do treinador é o maior entrave. Ele é o mais bem pago mundo.

Mano Menezes – O atual treinador do Inter é o principal nome caso Andrés Sánchez assuma a presidência da CBF. Para o ex-dirigente do Corinthians, Mano é a opção número 1 para o cargo. Apesar disso, o atual comandante do Inter afirmou que recusaria assumir a Seleção Brasileira por conta de seu contrato com o colorado.

Renato Gaúcho – Antes de assumir o Flamengo, Renato era considerado o principal nome para ocupar o lugar de Tite. Em recente entrevista para o jornalista Rica Perrone, o atual treinador do Grêmio afirmou que a Seleção é seu grande sonho e que se ele for chamado, vai.