Corinthians, Flamengo, Inter o podem receber boas quantias caso jogadores formados em suas categorias de base e que estão no futebol europeu mudem de clube. Isso acontece por causa do Mecanismo de Solidariedade da FIFA, que pode repassar até 5% de uma transferência ao clube formador.
Dessa forma, vamos conferir um levantamento feito pelo “Blog do Rafael Reis” onde apresenta possibilidades de lucro para os times do nosso futebol em caso de alguma venda por parte de times europeus.
Otávio – meia, 28 anos, Porto (POR)
O meia, que se naturalizou português e vem recebendo oportunidades na seleção, é alvo de clubes do futebol inglês, mas o Porto só aceita avançar nas negociações se uma proposta de 40 milhões de euros for apresentada. Caso ele saia por este valor, o Inter embolsa 1 milhão de euros (R$ 5,2 mi) que corresponde a 2,5% da negociação.
Vini Souza – volante, 23 anos, Espanyol (ESP)
Mesmo com o rebaixamento, o jogador foi um dos destaques da equipe catalã e está na mira de Wolverhampton e Atlético de Madrid. Caso aconteça uma transferência, o Flamengo, que ainda possuí 40% do seu passe e mais 4% da FIFA, colocaria uma boa quantia em seus cofres.
Malcom – atacante, 26 anos, Zenit (RUS)
O atacante terminou a atual temporada em alta pelo time russo, sendo artilheiro da liga nacional. Agora, a Juventus pode ser o destino do atleta. O valor gira em torno de 40 milhões de euros e dessa quantia 2,5% (R$ 5,2 milhões) seriam repassados ao Corinthians.