A Conmebol apresentou a versão mais recente de seu ranking para determinar os potes no sorteio dos grupos da Libertadores no próximo ano. Conforme a lista, cinco equipes brasileiras estão previstas para serem cabeças de chave: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo.
O Atlético-MG está previsto para integrar o pote 2, enquanto Botafogo e Bragantino, caso avancem à fase de grupos, serão alocados no pote 4 como classificados da fase prévia. Existe a possibilidade de ambos serem sorteados em grupos com outros clubes brasileiros.
É importante ressaltar que o ranking divulgado não determina as vagas para o Mundial de Clubes de 2025, pois esse critério é estabelecido pela FIFA. A Conmebol utiliza o desempenho das equipes nos últimos 10 anos na Libertadores, Sul-Americana, e também considera títulos nacionais para compilar sua lista.
O Fluminense ocupa a 12ª posição no ranking, no entanto, será cabeça de chave devido ao título de campeão atual. O Boca Juniors, que está em terceiro lugar na lista da Conmebol, não conseguiu a classificação para a Libertadores de 2024, juntamente com o Olimpia, que ocupa a 10ª posição no ranking.
Na terça-feira, a Conmebol realizará o sorteio dos confrontos da fase preliminar, composta por três estágios. Botafogo e Bragantino participarão da competição a partir da segunda fase. No total, 19 clubes competirão por quatro vagas na fase de grupos. Confira a distribuição dos potes para a definição dos jogos e do chaveamento.
O sorteio para a fase de grupos está programado para março, em uma data que ainda será determinada pela Conmebol. É importante observar que equipes do mesmo país não podem ser sorteadas para o mesmo grupo, exceto para os classificados da fase preliminar. A fase de grupos da Libertadores terá início em 3 de abril e será concluída em 29 de maio.