Chegou mais um! Quais técnicos portugueses já trabalharam no futebol brasileiro?

O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira (20) a contratação do técnico português Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, mais conhecido como Pepa. Ele chega para substituir Paulo Pezzolano no comando da Raposa.

Com a vinda de Pepa ao futebol brasileiro, a lista de treinadores portugueses que já treinaram equipes brasileiras ganhou mais um nome. Ao todo, 20 técnicos lusitanos comandaram equipes brasileiras.

treinadores portugueses no futebol brasileiro

Confira a lista de técnicos portugueses que estão treinando e já treinaram equipes brasileiras na história:

Abel Ferreira

O atual técnico do Palmeiras chegou ao clube em 2020 e já está na galeria dos grandes treinadores da história do clube. Com Abel no comando, o Palmeiras venceu duas Libertadores, um campeonato brasileiro, uma Copa do Brasil, um campeonato paulista, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa do Brasil.

Paulo Sousa

O treinador saiu da seleção polonesa para ser contratado pelo Flamengo no fim de 2021. Ele foi demitido após 32 jogos pelo Rubro-Negro.

António Oliveira

Contratado pelo Athletico Paranaense em março de 2021, não teve sucesso no Furacão e foi demitido antes do fim da temporada. Em 2022 ele comandou o Cuiabá e atualmente está treinando o Coritiba.

Luís Castro

Contratado em Março de 2022 pelo Botafogo, o técnico já passou por muitos momentos difíceis no Glorioso, mas o dono da SAF do time, John Textor, banca o treinador no cargo.

Renato Paiva

Chegou ao Bahia em 2023 para conduzir o novo projeto do time, que foi adquirido pelo Grupo City, Tem contrato até 2025.

Vítor Pereira

Após o vice da Copa do Brasil com o Corinthians em 2022, Vítor Pereira foi contratado pelo Flamengo. Começou o trabalho perdendo três títulos (Mundial, Recopa e Supercopa do Brasil), mas ainda está vivo na briga pelo campeonato carioca.

Pedro Caixinha

Chegou ao Red Bull Bragantino em 2023 para substituir Maurício Barbieri.

Ricardo Sá Pinto

Ricardo comandou o Vasco por 15 jogos em 2020. Foram três vitórias, seis empates e seis derrotas, que culminaram na demissão do treinador no mesmo ano.

Ivo Vieira

Contratado para comandar o Cuiabá em 2023, depois da passagem de António Vieira pelo Dourado.

Jesualdo Ferreira

Assim como Ricardo, Jesualdo também comandou uma equipe brasileira por 15 jogos. Ele chegou ao Santos em 2020 e a queda precoce no Paulistão foi determinante para sua demissão.

Jorge Jesus

Chegou ao Flamengo em 2019 para ficar marcado na história do clube. Com o “Mister”, o Rubro-Negro venceu a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano. Saiu para o Benfica em 2020.

Augusto Inácio

Assumiu o Avaí no começo de 2020 e foi demitido após sete partidas: duas vitórias, um empate e sete derrotas.

Sérgio Vieira

Começou no futebol brasileiro em 2016, quando comandou o América Mineiro por dez jogos (duas vitórias e oito derrotas) antes de ser demitido. Depois teve passagens por Athletico Paranaense, Guaratinguetá, Ferroviária e São Bernardo.

Paulo Bento

Após treinar a seleção portuguesa e o Sporting, Paulo Bento chegou ao Cruzeiro em 2016. Comandou a equipe em 17 partidas, com seis vitórias, três empates e oito derrotas).

Paulo Morgado

Teve passagens pelo Rio Branco, Fast, Penarol-AM, Manaus, JC Futebol Clube, Icasa, Ceará, Ypiranga e atualmente é coordenador técnico da Escolinha de Futebol do Nacional.

Luis Miguel Gouveia

No Brasil desde 2006, já treinou mais de 30 clubes.

Jorge Joreca

Na década de 1940, foi tricampeão paulista com o São Paulo.

Ernesto Santos

Foi o primeiro treinador português da história do Vasco.Ficou no comando apenas por 12 jogos em 1940.

Cândido de Oliveira

Treinou o Flamengo por seis jogos em 1950.